A rede de fast-food especializada em frango frito KFC está iniciando um plano de expansão no mercado brasileiro com o objetivo de abrir nos próximos nove anos (até o fim de 2027) 500 novas unidades nas principais capitais do país. Atualmente, a rede conta com cerca de 50 unidades no país, sendo 14 delas próprias. Os restaurantes estão distribuídos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Ceará e Pernambuco. No mundo, o KFC está presente em 125 países, com mais de 20 mil restaurantes.
De acordo com lldefonso de Castro Deus, gerente geral da rede no Brasil, a expansão será realizada, prioritariamente, por meio de franquias. O foco inicial serão os mercados da capital paulista, Grande São Paulo e maiores cidades do interior; além de Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Ceará. A meta da rede é buscar investidores com capacidade gerencial e financeira para implantar pelo menos cinco unidades no período de três anos. “O KFC está aberto a novos grupos de investidores para o desenvolvimento da marca em diferentes regiões do país”, destacou Ildefonso.
Cada unidade tem um investimento de cerca de R$ 2 milhões, incluindo o custo do ponto comercial e treinamento do operador durante 90 dias, com prazo de retorno do investimento de 36 meses.
Até o final de 2018, o KFC deve abrir 25 novos pontos no país, sendo 8 próprios. A rede deverá chegar aos mercados do Rio Grande do Sul, Curitiba e Brasília. Para a expansão, R$ 40 milhões deverão ser investidos no total, pela marca e pelos franqueados, até dezembro deste ano. “Para 2019, nossa meta é de, no mínimo, mais 50 unidades”, acrescentou o executivo. Além do formato atual de lojas em shopping centers com 60 m², a rede vai apostar, a partir do próximo ano, em unidades de rua com 250 m² e serviço de delivery.