Consumidor paulista está menos pessimista, aponta Associação Comercial

conveniencia nas compras

O consumidor paulista está menos pessimista com relação à própria situação financeira e ao emprego. É o que mostra o Índice Nacional de Confiança, da Associação Comercial de São Paulo.

Em julho, o índice, que varia de zero a 200 pontos, estava na casa dos 26. Em agosto, subiu para 33.

Já os consumidores que se diziam muito insatisfeitos ou insatisfeitos diminuíram. O índice que mede essas realidades caiu de 52 para 50 pontos.

“Ainda há espaço para a economia melhorar. Podemos dizer que o pior já passou”, diz Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Os próximos seis meses

O indicador também mostra uma melhora nas expectativas relacionadas aos próximos seis meses. A população de São Paulo tem receio muito grande de que alguém de sua família perca o emprego caiu de 47 pontos, em julho, para 42 pontos, em agosto.

“Isso certamente terá impacto positivo na atividade econômica, porque a melhoria da percepção aumenta a predisposição dos consumidores em realizar compras”, diz Ruiz de Gamboa.

O índice divulgado pela ACSP considera que o intervalo de zero a 100 contempla o campo do pessimismo e, de 100 a 200, do otimismo. A margem de erro é de 3 pontos.

Imagem: Reprodução

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