O Santander Brasil concedeu um novo financiamento de R$ 90 milhões vinculado a compromissos ESG (ambiental, social e de governança, na sigla em inglês) à Be8, considerada líder nacional em produção de biodiesel.
Esta é a terceira operação desta natureza efetivada entre o banco e a empresa desde julho do ano passado. As anteriores somaram R$ 100 milhões em recursos, que estão sendo investidos no aperfeiçoamento das operações da empresa, informou a companhia, com sede em Passo Fundo (RS).
A contrapartida acordada para esta nova transação foi a utilização de, ao menos, 20 mil toneladas de volume de óleo de cozinha usado (UCO, na sigla em inglês) para a produção de biodiesel em 2023, o que representa uma elevação de 48% em relação ao volume de 2022.
A utilização do UCO na produção do biodiesel proporciona dois benefícios ambientais simultâneos: além de reutilizar material que frequentemente é descartado de maneira incorreta, as emissões de gases efeito estufa do biodiesel produzido com UCO podem ser até 40% inferiores daquele produzido com óleo de soja virgem e até 80% menores que as do diesel convencional, de acordo com análise interna da Be8.
O Santander é pioneiro no mercado de empréstimos atrelados a metas de sustentabilidade no Brasil. O banco tem como propósito apoiar seus clientes na transição para uma economia de baixo carbono, atuando como estruturador, financiador e garantidor de projetos para atividades de impacto positivo, como o de biocombustíveis.
Esta nova operação da Be8 foi estruturada como um Sustainability Linked Loan. Neste modelo, o banco oferece um incentivo ao cliente (redução da taxa de juros da operação) mediante cumprimento de metas para indicadores ambientais, sociais ou de governança preestabelecidos em contrato, as quais serão reportadas pela Be8 ao final do exercício social.
“Temos um papel importante, como instituição financeira, que é o de atuar no fomento a práticas sustentáveis nos negócios que fazemos com nossos clientes. No caso da Be8, encontramos diferentes atividades que se encaixam com perfeição nesta premissa, o que abriu espaço para parcerias recorrentes”, afirma Esther Unzueta Dominguez, head de Finanças Sustentáveis do Santander Brasil.
“Para nós, é muito importante contar com esta parceria com o Santander porque ela credencia nossas iniciativas ESG e fortalece a crença de que somos, no Brasil, dentro de um modelo de economia circular, exemplo de utilização de matérias-primas e de produção de biocombustíveis com sustentabilidade”, destacou o presidente da Be8, Erasmo Carlos Battistella.
Com informações de Estadão Conteúdo
Imagem: Shutterstock