Intenção de compra pela internet aumenta e impulsiona o setor de ecommerce

O comércio eletrônico brasileiro vem se desenvolvendo de forma acelerada e ganhando participação sobre as vendas do varejo. O crescimento real do comércio eletrônico no Brasil foi de 34% em 2010, 20% em 2011, 15% em 2012, 22% em 2013 e 18% em 2014.

As taxas de crescimento do varejo como um todo foram de 11% em 2010, 7% em 2011, 8% em 2012, 4% em 2013 e 2% em 2014. A participação do comércio eletrônico no varejo brasileiro aproxima-se de 3%, contra quase 8% nos EUA e 12% no Reino Unido. Isso revela a oportunidade de crescimento e penetração dos canais digitais.

 Uma pesquisa realizada pela Varese Retail em novembro de 2015, com apoio da Shopper Vista e Brazil Panels, revelou que 51% dos consumidores brasileiros pretendiam fazer suas compras de presentes de Natal em lojas físicas e por internet e que outros 10% pretendiam comprar somente por internet. Esses índices sobem para 65% e 13,5% entre consumidores de classe A. Os resultados da Black Friday, data que foi introduzida no Brasil pelas empresas de comércio eletrônico, reforçam as rápidas mudanças de hábito por parte dos consumidores e integração crescente entre canais físicos e digitais em seus processos de compras.

Em um mercado que cresce tanto, uma das maiores preocupações dos empresários como Fausto Schneider da Trapo Tri, é a atualização de imagens do estoque de produtos. Ele conta que uma das maiores barreiras que enfrenta está na atualização de seus produtos devido ao prazo que os fotógrafos pedem para entregar as fotos das novas peças.

Por este motivo ele foi em busca de uma alternativa para as fotos amadoras que estava fazendo no escritório, para agilizar o processo. Ele hoje utiliza um estúdio portátil que encontrou na internet e que está facilitando muito o seu trabalho. Pois fotografando o próprio produto, ele consegue inserir quase que imediatamente na loja virtual para ser vendida.

O mercado eletrônico precisa estar atento às inovações do mundo digital, repensar os processos e acompanhar as mudanças de comportamento dos consumidores. Os números das pesquisas devem ajudar como forma de reflexão sobre a importância estratégica de se acelerar a evolução das empresas brasileiras no mundo digital.

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