Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Bares, restaurantes e representes do setor firmam compromisso de retomada segura

  • de Redação
  • 4 anos atrás
Mais jovens estimulam retomada do consumo de alimentos fora do lar

Instituições ligadas ao setor de bares e restaurantes realizaram a primeira reunião aberta na semana passada para manifestar publicamente a adesão à iniciativa Manifesto #BarResponsável, que engaja seus participantes em compromissos de colocar em prática protocolos de higiene e distanciamento social, de promover a responsabilidade e a moderação no consumo de bebidas alcoólicas, incentivar a diversidade e a inclusão e combater o assédio dentro de seus ambientes. Até o momento, mais de 400 bares e restaurantes e 24 entidades e empresas formam essa coalizão.

A abertura do encontro virtual foi liderada pelos idealizadores da iniciativa: a Diageo, líder mundial em bebidas alcoólicas premium, e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). “Já participam do Manifesto Bar Responsável os mais de 400 estabelecimentos contemplados pela nossa iniciativa de doação de R$ 15 milhões em equipamentos para a reabertura por meio do Movimento Pró-Bar. Cada nova adesão será muito bem-vinda. Estamos juntos, norteados por propósitos e práticas para alavancar ainda mais nosso papel social como ambientes onde as pessoas podem vivenciar bem-estar, moderação e inclusão”, afirmou Daniela de Fiori, diretora de Relações Corporativas da Diageo.

Paulo Solmucci, presidente nacional da Abrasel, contou que 53% dos estabelecimentos desse setor tiveram prejuízo. “O vírus continua nos ameaçando, precisamos de cuidado na reabertura. Bares e restaurantes podem ser instrumentos de políticas públicas, com estes compromissos do manifesto, temos oportunidade de sermos protagonistas na construção da cidadania no País.”

O secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, lembrou da importância das medidas de segurança para o funcionamento, mesmo que limitado, como parte da estratégia para garantir um retorno sustentável. “A questão crucial é que nós precisamos crescer com equidade e oportunidade, fazer os movimentos passo a passo, com responsabilidade. Temos de estar seguros de que estamos do lado certo e nos juntar para uma mudança que é possível no Brasil”, disse.

Gregorio Gutiérrez, presidente da Diageo, encerrou o evento reconhecendo o momento complexo. “É preciso ter empatia neste cenário de dificuldade. O Manifesto#BarResponsável não é por causa da crise, não é de curto prazo, é uma contribuição com a sociedade. Esse trabalho é uma maneira importante de nos unirmos. Bares e restaurantes possuem um papel social, é um lugar de encontro da comunidade, parte do dia a dia das pessoas. Precisamos reconhecer o poder desses estabelecimentos para reforçar esses compromissos com a sociedade”, destacou.

Além de Diageo e Abrabe, são parceiros do Manifesto #BarResponsável: Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo; Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe); Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac); Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio – CE); Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC); Sindicato de Restaurantes, Bares, Barracas de praia, Buffets e similares do Estado de Ceará (Sindirest); Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Águas Minerais, Cervejas e Bebidas em Geral do Estado do Ceará (Sindibebidas – CE); Associação Brasileira de Anunciantes (ABA); Instituto Diageo; Instituto Ethos; Akatu; Instituto Aliança; Gestão Kairós; Conversas com Significado; MSX; Dialogus; KING Bebidas; Donizete Distribuidora de Alimentos; Cia do Whisky; e MDG Distribuidora.

Imagem: Bigstock

  • Categories: Destaque do dia, Foodservice, Notícias
  • Tags: abraselalimentaçãoBrasilcomportamentoconsumidorconsumidorescriseDiageoempresasfoodserviceinvestimentomercado&consumonegóciospandemiaprodutosserviçosvarejo

Conteúdo Relacionado

Estados Unidos e China selam trégua e suspendem tarifas por 90 dias

de Redação 12 de maio de 2025

Fini renova parceria com fabricante de sorvetes e planeja alcançar mais pontos de venda

de Redação 12 de maio de 2025

Chinesa GAC Motor diz a Lula que vai fabricar carros em Goiás

de Redação 12 de maio de 2025

Gigantes chinesas prometem investir R$ 27 bi com chegada de novas marcas e delivery ao Brasil

de Redação 12 de maio de 2025

St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo

de Redação 12 de maio de 2025

Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?

de Marcos Gouvêa de Souza 12 de maio de 2025

Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros

de Redação 12 de maio de 2025

Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp

de Redação 12 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile