Carrefour tem nova CMO; confira outras mudanças

A Mercado&Consumo traz, semanalmente, as principais movimentações registradas no corpo diretivo de empresas

Claudia Vilhena, nova CMO do Carrefour

Mercado&Consumo traz, semanalmente, as principais movimentações registradas no corpo diretivo de empresas relacionadas ao varejo e ao consumo no Brasil. Nesta semana, o Carrefour anunciou nova CMO; A Nespresso Brasil confirmou nova diretora de Marketing e Sustentabilidade; e a Unilever apresentou nova diretora de Comunicação e Assuntos Corporativos do Brasil e América Latina.

Confira, a seguir, as principais mudanças anunciadas por grandes empresas nesta semana:

Carrefour

O Grupo Carrefour Brasil anunciou a nomeação de Claudia Vilhena como nova CMO da marca Carrefour. A executiva, que já ocupava a mesma posição no Sam’s Club Brasil e assumiu recentemente a direção da área de CRM e loyalty, agora passa a liderar também o marketing da empresa.

Nesta nova fase, Claudia terá a missão de fortalecer a visão da jornada do cliente. Desde fevereiro de 2023, o marketing da marca Carrefour passou a integrar a diretoria de Desenvolvimento de Vendas e Pricing, e a cadeira de CMO estava temporariamente desocupada.

Antes de integrar o Grupo Carrefour, Claudia teve passagens por empresas como Makro Atacadista, iG, Agência Click, Itaú Unibanco e pela escola de negócios Saint Paul.

Nespresso Brasil

Mariana Marcussi é a nova diretora de Marketing e Sustentabilidade da operação brasileira da Nespresso. Com 24 anos de atuação nas áreas de supply, inovação, marketing e ESG, a executiva já ocupou diversas posições de liderança na Nestlé, sendo a última delas como diretora de Marketing de Chocolates.

Ao longo de sua carreira, a executiva também abraçou a agenda de sustentabilidade, avançando com o programa Cocoa Plan da Nestlé.

“Temos um terreno fértil e não poderia estar mais entusiasmada em suportar a agenda de crescimento, branding e sustentabilidade dessa marca que é referência em café de alta qualidade”, conta Mariana.

Unilever

Carrefour tem nova CMO; confira outras mudanças
Juliana Marra, nova diretora de Comunicação e Assuntos Corporativos da Unilever para o Brasil e Latam

A Unilever confirmou a nomeação de Juliana Marra como nova diretora de Comunicação e Assuntos Corporativos para o Brasil e América Latina.

Com mais de 20 anos de experiência na Unilever, a executiva lidera áreas como assuntos corporativos, gestão de riscos e reputação, impacto social, além de relações institucionais e governamentais.

Graduada pela Faculdade Oswaldo Cruz e com MBA pela Fundação Dom Cabral, Juliana exerce papel de destaque na representação do setor de produtos de limpeza e saneantes em diversas entidades. É presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (Abipla) e do Instituto Nacional de Desenvolvimento da Química (IdQ), além de vice-presidente do Instituto de Relações Governamentais (Irelgov).

Juliana também atua como conselheira da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) e do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (Cdess) da presidência da República.

Piracanjuba

O Grupo Piracanjuba encerra 2024 com a chegada de um novo conselheiro: José Roberto Meister Müssnich. O executivo, com ampla experiência nos segmentos de atacado e varejo alimentar, assume o papel de contribuir para os planos de crescimento da companhia e fortalecer a governança corporativa.

Müssnich integrará o Conselho Consultivo do Grupo Piracanjuba ao lado dos irmãos e sócios Cesar e Marcos Helou, e dos executivos José Pereira Silveira e René Machado.

Com mais de 20 anos de experiência como CEO do Atacadão, o executivo liderou o processo de venda para o Grupo Carrefour e foi responsável pela gestão e expansão da rede no Brasil e no exterior.

VR Software

A VR Software, empresa de soluções tecnológicas para o setor supermercadista, anuncia uma nova liderança: Luciano Guerrero assume o cargo de CEO, sucedendo Vinicius Borgo, um dos fundadores da empresa, que continuará atuando no conselho administrativo.

Guerrero tem a missão de consolidar a VR Software como referência no varejo alimentar e impulsionar sua expansão tanto no mercado nacional quanto no internacional.

LG Electronics

A LG Electronics do Brasil anunciou Anna Karina Silva Pinto como sua nova diretora de Marketing. Com mais de 25 anos de experiência em marketing e trade, incluindo passagens por grandes empresas de tecnologia e atuação internacional, a executiva chega para liderar a área com foco em inovação, criatividade e proximidade com os consumidores.

Anna Karina possui passagem por empresas como Samsung Electronics, Stone, Philips, Lenovo, entre outras. Ela é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e possui MBA em marketing pela ESPM.

É uma alegria e um privilégio voltar à LG, uma marca com a qual já tive o prazer de trabalhar como gerente de marketing entre 2008 e 2012″, declara Anna. 

Grupo Silvio Santos

O Grupo Silvio Santos confirmou a nomeação de Ana Karina Bortoni como nova CEO da holding.

A executiva já havia atuado como consultora em 2015, colaborando com as acionistas no desenho e implementação da governança e modelo de gestão do grupo. Desde 2023, ela integrava o Conselho de Administração, participando ativamente do processo de estruturação da governança da holding.

Ana Karina possui uma trajetória consolidada no setor financeiro e em consultoria estratégica. Ela iniciou sua carreira na McKinsey & Company e, posteriormente, ocupou o cargo de CEO do Banco BMG por quatro anos, liderando uma transformação estratégica da empresa.

Imagens: Divulgação

Sair da versão mobile