O Impulso, braço de retail media da RD Saúde, dona das farmácias Raia e Drogasil, e a Market4U, rede de supermercados de conveniência, são dois cases brasileiros que constam entre os maiores destaques de inovações do varejo em 2025. A lista, feita pelo Grupo Ebeltoft, consórcio de consultorias do qual faz parte o Gouvêa Ecosystem, foi apresentada na NRF Retail’s Big Show de 2025 em Nova York, nos Estados Unidos.
A 20ª edição do Retail Innovations tem 49 dos estudos de caso de varejo mais inspiradores em 21 países. Os vencedores deste ano, selecionados pelo júri do Ebeltoft Group, demonstram que a inovação é permanente no varejo em todas as parte do mundo e que as lojas físicas permanecem como pontos de contato muito importantes para as marcas. Os selecionados foram divididos em quatro tendências transversais: “Um mundo melhor”, “Rumo ao varejo unificado”, “Destinos engajadores” e “Modelos de negócios enriquecidos”.
Eduardo Yamashita, COO da Gouvêa Ecosystem, apresentou o estudo em primeira mão no palco da NRF nesta terça, 14 de janeiro. Ele explicou que a categoria “Um mundo melhor” destaca varejistas que inovam por meio de sustentabilidade, causando impacto positivo nas comunidades atendidas. Um exemplo citado no relatório é o do Carrefour França, que acabou de abrir uma nova leva de lojas adaptadas para clientes com necessidades especiais. “Nessas lojas, todo detalhe importa. Ela tem carrinhos adaptados para pessoas com mobilidade reduzida e faixas táteis no chão para ajudar os consumidores que têm deficiência visual”, explica. Até o sortimento da loja foi adaptado – ela vende, por exemplo, roupas para recém-nascidos que têm alguma deficiência física.
Novos modelos de receita
A categoria “Modelos de negócios enriquecidos”, explica Yamashita, define modelos que trazem novos fluxos de receita para as empresas. Um dos destaques é o Bal Harbour Shops, um shopping de luxo a céu aberto que fica na Flórida, nos EUA, e que criou uma versão itinerante que visita os chamados “desertos de luxo” – áreas com consumidores de alto patrimônio líquido, mas com acesso limitado a marcas de luxo. O shopping tem 30 contêineres que podem ser realocados a cada dois meses.
O Brasil tem dois representantes na mesma categoria: um deles é o programa Impulso, da RD Saúde, projetado para alavancar o vasto banco de dados dos 46 milhões de clientes da empresa. A Impulso fornece soluções de publicidade segmentadas utilizando dados sobre histórico de compras e interesses do consumidor. O Impulso opera em 15 canais diferentes, incluindo mídia programática, e-mail marketing, SMS, canais digitais e especialmente por meio das telas digitais instaladas em suas lojas.
“Hoje, 56% das lojas da RD Saúde contam com telas de retail media. É um projeto que começou há mais de 10 anos, com a implementação de um programa de fidelidade que dá desconto aos clientes diretamente no caixa. A empresa consegue identificar mais de 97% dos clientes online e offline e criou um banco de dados robusto com informações sobre os hábitos e as necessidades dos clientes.”
Outro case brasileiro citado na mesma categoria é o da Market4U, que tem mais de 2.100 lojas de conveniência espalhadas por edifícios residenciais e empresariais. Os espaços são adaptáveis a espaços como garagens, academias ou áreas comuns, sem a necessidade de grandes reformas. Operando 24 horas por dia, 7 dias por semana em um modelo baseado em confiança, os clientes compram pelo aplicativo sem supervisão. As lojas oferecem um mix diversificado de produtos, de mercearias a itens congelados e prontos para comer, enquanto o reabastecimento orientado por IA ajusta o estoque às preferências dos moradores. A segurança inclui monitoramento remoto e acesso controlado para itens como álcool.
Varejo unificado e destino engajador
Na categoria “Rumo ao varejo unificado” está, entre outras marcas, a MyFamily, especializada em acessórios funcionais e personalizados para animais de estimação, como coleiras e guias. Em 2022, a MyFamily lançou lojas monomarca e elas foram expandidas rapidamente não só pela Itália, sede da empresa, mas internacionalmente. Os artesãos que trabalham na fábrica da empresa permitem que os donos de animais de estimação expressem seu estilo único por meio de produtos personalizáveis de alta qualidade.
A lista de “Destinos engajadores” traz, segundo Yamashita, varejistas inovam oferecendo ótimas experiencias ao cliente e transformando-os em embaixadores da marca. Uma das premiadas foi a rede varejista americana de Tênis Foot Locker. Frank Bracken, Executive, vice-presidente e CCO da empresa, subiu ao palco ao lado de Yamashita para mostrar o case.
A Foot Locker Reimagined (“Foot Locker Reimaginada”) é um novo modelo da rede que mistura experiências físicas e digitais, mostrando a importância de reinventar o varejo em um mundo que prioriza o digital. Ao
incorporar tecnologias imersivas, o conceito vai além das compras tradicionais, promovendo um envolvimento mais profundo do consumidor. A loja também reforça os laços da Foot Locker com os consumidores e parceiros importantes como Nike e Jordan Brand, destacando sua liderança na cultura de tênis e basquete.
“Ouvimos nosso líderes locais na América do Norte e na Ásia para individualizar a experiencia em cada mercado. Vamos ter um conceito global que será padronizado em todas as geografias”, explica. “Queremos ir onde os clientes estão trabalhando, morando e se divertindo. Queremos saber o que eles vão comprar para tornar o processo mais completo.”
Nas novas lojas, todos os funcionários usam as camisetas listradas que são símbolo da marca, um grande lobby, chamado de “drop-zone”, o “kick it club”, uma área para o cliente provar o tênis que, diferentemente do que se vê em lojas de calçados, não fica nos fundos da loja, e um “omni-hub”, que permite que o cliente compre online e faça a retirada do produto in loco. “Tentamos agregar valor às vendas e diferenciar as experiências dentro da loja.”
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