Sebrae e ABVTEX fecham parceria para capacitar pequenos negócios do setor de moda

A expectativa é fomentar e promover a competitividade da cadeia fornecedora em temas como sustentabilidade e inovação

Sebrae

De olho no desenvolvimento do varejo de moda nacional, o Sebrae firmou parceria com a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX). O acordo visa capacitar, mapear e desenvolver pequenos negócios fornecedores e do setor de moda.

“Para esse convênio, com o Sebrae a ideia é termos várias ações conjuntas para sensibilizar e capacitar pequenos negócios varejistas da moda e associados à ABVTEX para questões de ESG”, explica Lorena Ortale, gestora de moda no Sebrae Nacional. A executiva comenta que também serão abordados temas como visões inovadoras, gestão responsável e atitudes estratégicas.

O acordo tem impacto direto para cadeia de valor da moda, já que a ABVTEX congrega as mais representativas redes nacionais e internacionais. Além disso, a instituição é a principal interlocutora do setor junto a entidades ligadas à indústria, comércio e autoridades do governo federal.

“Este é um marco para o desenvolvimento desta cadeia de valor visando aumento de produtividade e competitividade, além de intensificar os esforços na direção da Agenda ESG”, destaca Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX.

Por meio do acordo entre as duas organizações, a expectativa é fomentar e promover a competitividade da cadeia fornecedora em alguns temas. Entre eles estão, a melhoria da gestão e do ambiente de trabalho, capacitação da mão de obra, introdução de conceitos de sustentabilidade e inovação.

Objetivos

A parceria firmada entre Sebrae e ABVTEX determinou alguns objetivos específicos. Entres eles, a divulgação e promoção de ações de qualificação e conhecimento para que micro e pequenas empresas de moda sejam mais competitivas. Bem como, a estruturação de uma trilha de conhecimento na temática de sustentabilidade para capacitação nesta área.

Também estão entre as metas, mapear os polos das empresas de pequeno porte e levantar os desafios e oportunidades para qualificá-los.

Por fim, o apoio no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o pequeno negócio da cadeia produtiva. E também a colaboração para que redes varejistas de moda participem de ações de desenvolvimento dos pequenos negócios em suas cadeias de fornecimento.

Imagem: Divulgação

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