Canais de atendimento são fundamentais para vendas

O Dia do Consumidor é uma ótima oportunidade para o comércio eletrônico. Pesquisa realizada pelo Social Miner e MindMiners mostrou que 45,3% dos consumidores estão acompanhando e buscando ofertas.

As categorias mais buscadas pelo público são Moda e Acessórios, Eletrônicos, Beleza e Saúde. Além disso, de acordo com o estudo, 57% planejam investir mais de R$ 200 em compras no Dia do Consumidor de 2019 e pretendem pagar com cartão de crédito.

De acordo com pesquisa realizada pela  Yourviews, – empresa que analisa o comportamento do consumidor no e-commerce por meio de review de produtos – 40% das pessoas que fazem perguntas antes de realizar uma compra online acabam levando o produto ou adquirindo um novo serviço.

A data, considerada a “Black Friday do primeiro semestre”, é uma boa oportunidade para o comércio eletrônico investir em promoções e no atendimento ao cliente, para alavancar as vendas no período.

Alfredo Soares, diretor da Loja Integrada e fundador da XTech Commerce, afirmou que “disponibilizar diversos canais de contato com profissionais capacitados é sinônimo de agilidade e segurança no atendimento, assim como fidelização de clientes e mais vendas”. Na plataforma para a criação de e-commerces Loja Integrada, as empresas fazem, em média, a primeira interação com o usuário em apenas 6 minutos e tem um tempo de resolução das dúvidas de cerca de 20 horas.

Para Soares, é essencial que os profissionais que irão se relacionar com seus clientes tenham acesso a todas as informações dos produtos e serviços comercializados, assim como os procedimentos da loja. Por isso, é preciso orientá-los e treiná-los periodicamente.

Além disso,  a loja virtual deve estar presente em todas as mídias e canais de comunicação com os clientes, para estabelecer uma relação entre ele e o negócio. Assim, os clientes podem se informar, tirar dúvidas e realizar as compras de uma maneira simples e fácil. E a loja virtual consegue divulgar produtos, aumentar as vendas e criar um vínculo duradouro com os clientes.

Após definir as promoções, desenvolver uma estratégia de divulgação também é essencial. Criar um cronograma de publicações, determinando em quais canais cada anúncio será divulgado e para quais públicos será direcionado. Vale investir em posts em redes sociais, Google Adwords e e-mail marketing, por exemplo.

Oferecer diversas opções de pagamento, assim como disponibilizar cupons de descontos, e fretes grátis ajudam a fidelizar clientes. “Encurtar” o processo de compra também é importante. “Não é bom oferecer cadastros exaustivos, com muitos passos, já que isso pode fazer com que o consumidor se distraia e deixe a compra para outra hora”, finalizou o especialista.

Campanhas que estimulem o retorno do cliente após a data são uma boa aposta. Quem comprar na loja durante o período, por exemplo, recebe um desconto na próxima compra. Esses cupons ajudam a atrair novos clientes, recuperar os que abandonaram o carrinho por algum motivo no passado e, também, fidelizar os que já compram com frequência.

* Imagem reprodução

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