O uso de tokens como meio de pagamentos duplicou em janeiro de 2023 no Brasil. Segundo estudo feito pela Visa, as transações tokenizadas já representam mais de 20% do total feito pela empresa no mundo online.
“A tokenização aos poucos vem se tornando a peça-chave para o ecossistema digital, agindo como os grandes propulsores da próxima revolução digital no setor de pagamentos, a internet das coisas, que está por vir”, afirma Leandro Garcia, diretor-executivo de Soluções da Visa do Brasil.
Segundo a Visa, a quantidade de fraudes em transações tokenizadas no e-commerce é extremamente baixa, chega a ser quatro vezes menor que as demais operações realizadas em compras virtuais.
A tecnologia opera substituindo os dados da credencial do portador do cartão, como o número de conta e a data de validade, por um identificador digital único (um “token”) capaz de fazer transações sem expor informações sensíveis de uma conta.
“Sabemos a importância que a segurança tem na hora de fazer compras. E vemos que os consumidores vêm adotando cada vez mais essa tecnologia inovadora no seu dia a dia. Esta camada extra de proteção da transação proporciona um nível elevado de segurança tanto para o consumidor quanto para o comerciante antes, durante e após toda a transação”, diz Garcia.
A Visa emitiu mais de 4 bilhões de tokens em todo o mundo por meio do Visa Token Service (VTS), superando o total de cartões físicos em circulação no mundo.
Imagem: Shutterstock