Varejo farma busca engajar geração Z por meio de saudabilidade, sustentabilidade e inovação

Investir em produtos sustentáveis e saudáveis, marcas de destaque e introdução no digital são a chave para atrair esse público

Varejo farma busca engajar geração Z por meio de saudabilidade, sustentabilidade e inovação

Devido à menor demanda por cuidados médicos e, consequentemente, uma menor procura por medicamentos e produtos relacionados à farmácia, a geração Z não está tão familiarizada com esse mercado. Por outro lado, busca cada vez mais produtos sustentáveis e saudáveis. Este tema foi abordado no painel “Compreendendo o comportamento da geração Z e seu impacto na categoria de saúde no setor farmacêutico” no Conexão Farma 2024, realizado entre os dias 12 e 14, no Expo Center Norte, na capital paulista.

O painel contou com a participação do COO da brandtech SaudaBe, Rodrigo Marsili, e de Michelle Tsufa, diretora-executiva Comercial da Stanley, fabricante de produtos de alta durabilidade. A MERCADO&CONSUMO foi media partner do evento, e o painel foi mediado pela editora-executiva do portal, Aiana Freitas.

Para atrair esse público, marcas e varejistas do setor devem investir em canais e iniciativas que despertem sua atenção, como produtos sustentáveis, marcas de destaque, integração entre canais,  introdução no digital e  implementação do retail media. Todos esses componentes contribuem para a atração de novos públicos.

Segundo Michelle, com a exibição de produtos da Stanley feita por influenciadores, durante lives nas redes sociais, a marca se tornou uma febre entre a nova geração. Agora, a empresa também ingressou no varejo farma e tem o objetivo de atrair o público mais jovem para este mercado ainda distante para esta geração, considerando que eles são o futuro do consumo e um dos públicos mais engajados da marca atualmente.

A executiva destaca que a Stanley vem trabalhando no aspecto ESG, com a inclusão de produtos sustentáveis e duráveis, como o uso de aço reciclado e reciclável, o que chama a atenção desse público mais engajado socioambientalmente, mesmo que com um custo mais elevado. “Toda marca, para estar saudável, precisa engajar o público mais novo”, ressalta.

Marsili afirma que essa geração apresenta uma volatilidade em seu comportamento e está sempre ditando tendências. “O canal farma vem atendendo o público sênior, mas vem afastando o público jovem”, destaca.

Com base em uma pesquisa realizada pela SaudaBe, Marsili aponta que 66% da geração Z são influenciados a adquirir produtos de impacto sustentável, enquanto 47% estariam dispostos a pagar mais por um item com impacto ambiental positivo. No entanto, apenas 15% realizam compras em farmácias, preferindo fazer suas gastar em lojas especializadas, como as de suplementos, que também estão disponíveis nas farmácias.

Imagem: MERCADO&CONSUMO

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