O Conselho de Administração do Grupo Carrefour Brasil aprovou uma alteração no estatuto social da companhia para extinguir o cargo de vice-presidente do conselho, anteriormente ocupado por Abilio Diniz, morto há quase um mês. A decisão ocorreu em reunião entre os conselheiros nesta quinta-feira, 14.
Um dos maiores nomes do varejo brasileiro, Diniz entrou no Carrefour em 2014 e, nesses dez anos, acompanhou a chegada da varejista à bolsa e sua consolidação no mercado nacional brasileiro.
Um ano depois de sua chegada, o Grupo Carrefour Brasil, tornou-se o primeiro varejista de alimentos presente em todos os estados do País, a partir de uma sequência de abertura de lojas. Em 2017, o Carrefour Brasil levou suas ações à bolsa. Neste mesmo ano, houve a criação do Carrefour Market, um modelo de lojas menores em bairros residenciais da cidade de São Paulo.
O desejo de se unir ao Carrefour era antigo, ainda quando estava à frente do Grupo Pão de Açúcar, marca fundada por seu pai. “Era já um desejo antigo nosso fazer algo com eles. Para mim, o fato de estar na sede global (do Carrefour) me dá uma visão de mundo muito maior”, disse o empresário em sua última entrevista concedida ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) há cerca de um ano.
Abilio Diniz faleceu aos 87 anos de insuficiência respiratória causada por uma pneumonite, na noite de 18 de fevereiro.
Indicações
Marcelo D’Arienzo, CEO da Wine desde 2019, foi indicado para integrar o conselho administrativo do Grupo Carrefour. O empresário também é sócio-diretor da Península Participações na área de investimentos diretos há onze anos, sendo responsável por aportes em empresas digitais, varejo e consumo, e atua como conselheiro em algumas destas organizações.
Flavia Almeida, que já faz parte do conselho, assume o cargo de presidente do Comitê de Talentos, Cultura e Integração, anteriormente ocupado por Abilio Diniz. A executiva é CEO e Conselheira da Península Participações, da qual faz parte há 11 anos
Imagem: MERCADO&CONSUMO