Em busca de entender as movimentações de mercado na Páscoa de 2022, a Americanas encomendou um estudo para agência Conversion. O levantamento apontou que 88% dos brasileiros entrevistados têm a intenção de comprar durante a Páscoa. Ao todo, o estudo entrevistou 400 brasileiros conectados à internet entre os dias 18 e 25 de março.
O estudo também apontou que 55% dos que responderam pretendem gastar entre R$ 30 e R$ 70. Gastar mais de R$ 70 está nos planos de 32% dos brasileiros e 13% querem gastar até R$ 30. A maioria dos entrevistados disse que pretende gastar a mesma quantia que no ano passado.
Ao serem questionados sobre os fatores determinantes na hora de decidir o lugar em que vão comprar, dois terços dos entrevistados afirmaram que a qualidade do produto é o que mais levam em conta. Em seguida, foram citados promoções e descontos (55%), preço (53%) e diversidade dos produtos (21%).
Canais de vendas
Ao analisar onde os consumidores irão fazer suas compras, o estudo mostrou que as lojas físicas lideram as intenções e compras, com 52%, e que 30% dos entrevistados pretendem comprar de forma híbrida. Por fim, 5% dos respondentes disseram que irão comprar apenas de forma online.
A Americanas afirmou que a multicanalidade ganhou força, e que o modelo O2O (online to offline) veio para ficar. “Com o início da pandemia e do isolamento social, perto da Páscoa de 2020, uma venda que era majoritariamente feita nas lojas físicas precisou ser incorporada no digital”, disse Aline Oliveira, head de marketing da Americanas S.A.
Ela citou que o principal desafio para esse modelo era garantir a entrega e qualidade dos produtos nesse processo e também comentou sobre as expectativas para a Páscoa desse ano. “A expectativa é que a Páscoa tenha uma representatividade de venda de 25% dentro das vendas totais de O2O da Americanas deste ano”, completou Aline.
Imagem: Divulgação