Samsung ultrapassa Apple e conquista liderança global de smartphones

As remessas globais de smartphones da Apple sofreram queda anual de 9,6% no primeiro trimestre

Samsung ultrapassa Apple e conquista liderança global de smartphones

A Samsung Electronics ultrapassou a Apple como principal fornecedora global de smartphones no primeiro trimestre do ano, ao passo que as empresas chinesas garantiram uma fatia maior do mercado, segundo dados preliminares da International Data Corporation (IDC). As remessas globais de smartphones da Apple sofreram queda anual de 9,6% no primeiro trimestre, para 50,1 milhões de unidades, de acordo com levantamento trimestral da IDC. As da Samsung caíram 0,7%, para 60,1 milhões de unidades, mas foram suficientes para a empresa sul-coreana assumir a liderança global em smartphones.

No total, as remessas globais de smartphones aumentaram 7,8%, a 289,4 milhões de unidades, registrando o terceiro avanço trimestral consecutivo.

A fatia de mercado da Apple encolheu para 17,3%, em comparação a 20,7% um ano antes, enquanto a da Samsung recuou de 22,5% a 20,8%, em meio à expansão das vendas das chinesas Xiaomi e Transsion.

A Xiaomi, terceira maior fornecedora de smartphones no trimestre, registrou um acréscimo anual de quase 34% no trimestre, para 40,8 milhões de unidades, enquanto as remessas da Transsion saltaram 85%, para 28,5 milhões de unidades.

Já a Oppo ultrapassou a Vivo e conquistou o quinto lugar entre janeiro e março.

Marcas preferidas pelos brasileiros

Marcas de beleza, tecnologia, bebidas e artigos esportivos se destacaram no Top 10 do ranking YouGov de melhores marcas do Brasil. Quem ocupa o topo do pódio é O Boticário, seguido pela Colgate e Samsung, Nike, Natura, YouTube, Netflix, WhatsApp, Coca-Cola e Adidas completam a lista.

A classificação foi elaborada a partir das pontuações adquiridas no YouGov BrandIndex, que rastreia mais de 440 marcas no País diariamente. Os destaques são classificados com base na pontuação do Índice geral, que mede a saúde da marca, calculada com a média de impressão, qualidade, valor, satisfação, recomendação e reputação de pesquisas aplicadas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2023.

Com informações de Estadão Conteúdo (Dow Jones Newswires).
Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile