A Pepsico, dona das marcas Elma Chips, Cheetos, Doritos e Toddynho, registrou um crescimento de 7,7% na receita da categoria de salgadinhos em um ano, além de um aumento de 1,9 ponto percentual no market share do segmento no Brasil. O resultado ocorre após a adoção de uma nova estratégia de gestão de investimentos promocionais, desenvolvida em parceria com a Arker, empresa integrante do ecossistema Neogrid.
A implementação da ferramenta buscou enfrentar desafios relacionados à descentralização de processos, à falta de integração das informações e às dificuldades na personalização de ações comerciais por região. Segundo a empresa, a solução possibilitou a centralização e automação de etapas operacionais, além de aprimorar a auditoria e o monitoramento de campanhas.
“Em 2024 com a solução Arker/Neogrid, notamos uma atuação muito mais rápida e eficaz”, afirma Mariana Dias, gerente sênior de Planejamento Financeiro da Pepsico. “Hoje, conseguimos monitorar e ajustar nossas ações comerciais quase que em tempo real, garantindo que nossos recursos financeiros sejam aplicados de forma planejada, de forma a maximizar o retorno e melhorar continuamente nossos resultados”.
De acordo com a empresa, o novo modelo também viabilizou ajustes dinâmicos nas campanhas promocionais, respeitando as particularidades regionais do mercado brasileiro e propiciando um retorno maior sobre seus investimentos. A estratégia faz parte de um esforço da companhia para fortalecer sua atuação no setor de bens de consumo e elevar a previsibilidade em seus fluxos de trabalho.
A companhia possui uma estrutura robusta composta por oito fábricas e mais de 60 centros logísticos, garantindo a presença em mais de 90% das cidades brasileiras.
Imagem: Divulgação