Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Inovação

Pesquisa revela que 73% dos varejistas brasileiros devem ampliar investimento em IA

Estudo mostra interesse crescente por inteligência artificial, programas de fidelidade e canais de venda integrados

  • de Redação
  • 2 meses atrás
IA varejistas

73% dos varejistas no Brasil planejam aumentar seus investimentos em inteligência artificial (IA) em 2025, segundo a sexta edição do relatório Connected Shoppers Report, da Salesforce. O estudo ouviu 8.350 consumidores e 1.700 tomadores de decisão do setor em 21 países, sendo 500 consumidores e 100 executivos no Brasil.

Entre os entrevistados brasileiros, 82% afirmam que a IA será essencial para competir no mercado dentro de um ano. Do lado do consumidor, 75% se dizem interessados no uso da tecnologia para otimizar programas de fidelidade, e 72% a consideram útil para melhorar o atendimento ao cliente com respostas mais rápidas.

O conceito de comércio unificado também aparece como prioridade para 90% dos varejistas brasileiros, que apontam ganhos em eficiência operacional e gestão de estoque. A pesquisa destaca ainda o crescimento do Retail media como fonte de receita e o avanço dos programas de fidelidade paga, como Meli+ e Marche Prime.

A jornada de compra, no entanto, segue com entraves: 56% dos consumidores já abandonaram compras online devido a dificuldades no processo. Já 89% dos varejistas afirmam que tecnologias e processos ineficientes impactam a produtividade das equipes. Além disso, 45% dos consumidores brasileiros já utilizaram IA para descobrir novos produtos.

“O cenário do varejo brasileiro reflete um momento de transformação impulsionado pela crescente adoção da IA e pela busca por experiências de compra mais fluidas e personalizadas. Já podemos observar a utilização de agentes autônomos voltados para reabastecimento, marketing, fidelidade, devoluções e trocas, entre outros. Os varejistas que investem em tecnologias que otimizem suas operações, melhorem o atendimento ao cliente e impulsionem o crescimento dos negócios estarão à frente deste novo cenário do consumo no Brasil”, afirma Marcelo Toledo, diretor de Indústrias para Varejo e Consumo da Salesforce para América Latina.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Inovação, Notícias
  • Tags: IAInteligência Artificial

Conteúdo Relacionado

De IPO bilionário a saída discreta, Carrefour deixa B3 com valor de mercado 44% menor

de Redação 31 de maio de 2025

China forma nova organização internacional de mediação com países emergentes

de Redação 31 de maio de 2025

Carrefour conclui reorganização societária e BDRs passam ser negociados na B3 sob código CAFR31

de Redação 31 de maio de 2025

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

de Redação 31 de maio de 2025

Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos

de Redação 30 de maio de 2025

Trump Media anuncia conclusão de acordo para criação de reserva de US$ 2 bi em bitcoins

de Redação 30 de maio de 2025

O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira

de Redação 30 de maio de 2025

Atraso em liberação de fundo para aéreas pesou em decisão sobre recuperação judicial, diz Azul

de Redação 30 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile