As marcas sempre encontram formas inusitadas de engajar o consumidor e alcançar novos públicos, e as collabs fazem parte dessa estratégia. Empresas dos mais diversos segmentos apostam em parcerias com o intuito de cativar e conquistar novos consumidores — seja uma marca de guloseimas em parceria com uma de calçados, como a Docile e a Melissa, ou uma marca de balas de gelatina com uma empresa farmacêutica, como a Fini e a Cimed, no lançamento do sucesso de vendas: o Carmed Fini.
A rede de milkshakes Milky Moo fez uma parceria com a Piracanjuba para o lançamento de bebidas proteicas, apresentado na Apas Show 2025. Os produtos levam os sabores dos milkshakes da rede — o Pandora (chocolate com avelã e brigadeiro branco) e o Mimosa (brigadeiro branco com morango) — em embalagens de 250 ml, além do Pirakids, no sabor Chicletin. Lohran Soares, fundador e CEO da rede, conta que essa collab tem como estratégia o posicionamento da marca.
“Essa parceria nasceu de um sonho que eu tinha: o de levar a Milky Moo para os supermercados”, diz Soares, que explica que a Piracanjuba foi a primeira e única opção para essa colaboração.

Seguindo essa proposta de collabs entre marcas de segmentos distintos, temos o lançamento da Cloy, do Grupo Sinter, ao lado da Arcor, que apresentou ao mercado sabonetes com as fragrâncias das famosas balas de caramelo Butter Toffee. O lançamento, realizado na Apas Show deste ano, contou com dois produtos com fragrâncias e cores inspiradas nos sabores Leite (da linha regular) e Pistache (da linha Intense 53% Cacau) da marca.
“A Arcor busca fazer isso com o intuito, cada vez mais, de gerar visibilidade e proximidade com o consumidor e com as marcas. E aí a gente aterrissa em segmentos e categorias das quais normalmente não faria parte. Para isso, nos aliamos a outras indústrias, a outras marcas de grande porte do Brasil, para conseguir chegar mais perto e atingir esse objetivo de visibilidade e proximidade”, conta Luiz Henrique Ferreira, gerente de Comunicação da Arcor.
Rafaela Côrte Real Miana, head de Marketing e Inovação da Sinter, explica que essa parceria foi fortemente influenciada por duas tendências. “As collabs são o hit do momento — elas resgatam um sentimento de nostalgia quando unem duas marcas com conexão emocional. Além disso, há a tendência das microalegrias. Estamos enfrentando grandes desafios, tanto financeiros quanto sociais, e, por isso, é importante proporcionar pequenas alegrias no dia a dia. A união de marcas que buscam criar uma experiência positiva consegue impactar o consumidor”, diz.
Outra marca que também tem apostado em colaborações com outros segmentos é a Condor, que atua nas categorias de beleza, limpeza, higiene bucal, pintura artística e imobiliária. Com parceiros como Coca-Cola, Ursinhos Carinhosos, Snoopy e até o reality MasterChef, a marca vem lançando produtos licenciados, unindo a expertise da empresa à identidade visual de marcas com grande apelo.
“A associação com outras marcas gera mais valor! Primeiro, a gente precisa buscar quem tem sinergia com os nossos valores como marca e com o nosso posicionamento. Ao mesmo tempo, as marcas se complementam. Um exemplo é a Coca-Cola: é uma marca apreciada pelo público jovem, uma das mais conhecidas do mundo, e que sempre traz um ar de música, vibração e criatividade — aspectos que também fazem parte da nossa marca e da nossa linha”, afirma Fernanda Djanikian, diretora de Marketing da Condor.
A 3Corações firmou uma parceria com a Positive Company, parte de uma joint venture com o grupo, para o lançamento de bebidas funcionais. De acordo com Renata Rangel, gerente de Marketing da Positive Company, a estratégia da empresa é sempre tentar expandir seu portfólio e suprir as necessidades do mercado.
“Nada melhor do que contar com a força da 3Corações — tanto em distribuição quanto em tradição, sendo líder de mercado — para a gente realmente conseguir ampliar nosso portfólio com um produto diferenciado, alcançar um público ao qual ainda não tínhamos acesso e fazer com que ambas as marcas impulsionem uma à outra”, acrescenta.
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