Parcerias ganham força na estratégia das marcas para conquistar novos públicos

Milky Moo, Arcor, 3Corações, entre outras adotam estratégia para se destacar no mercado

As marcas sempre encontram formas inusitadas de engajar o consumidor e alcançar novos públicos, e as collabs fazem parte dessa estratégia. Empresas dos mais diversos segmentos apostam em parcerias com o intuito de cativar e conquistar novos consumidores — seja uma marca de guloseimas em parceria com uma de calçados, como a Docile e a Melissa, ou uma marca de balas de gelatina com uma empresa farmacêutica, como a Fini e a Cimed, no lançamento do sucesso de vendas: o Carmed Fini.

A rede de milkshakes Milky Moo fez uma parceria com a Piracanjuba para o lançamento de bebidas proteicas, apresentado na Apas Show 2025. Os produtos levam os sabores dos milkshakes da rede — o Pandora (chocolate com avelã e brigadeiro branco) e o Mimosa (brigadeiro branco com morango) — em embalagens de 250 ml, além do Pirakids, no sabor Chicletin. Lohran Soares, fundador e CEO da rede, conta que essa collab tem como estratégia o posicionamento da marca.

“Essa parceria nasceu de um sonho que eu tinha: o de levar a Milky Moo para os supermercados”, diz Soares, que explica que a Piracanjuba foi a primeira e única opção para essa colaboração.

Parcerias ganham força na estratégia das marcas para conquistar novos públicos
Lohran Soares, CEO da MIlky Moo (Crédito: Divulgação)

Seguindo essa proposta de collabs entre marcas de segmentos distintos, temos o lançamento da Cloy, do Grupo Sinter, ao lado da Arcor, que apresentou ao mercado sabonetes com as fragrâncias das famosas balas de caramelo Butter Toffee. O lançamento, realizado na Apas Show deste ano, contou com dois produtos com fragrâncias e cores inspiradas nos sabores Leite (da linha regular) e Pistache (da linha Intense 53% Cacau) da marca.

“A Arcor busca fazer isso com o intuito, cada vez mais, de gerar visibilidade e proximidade com o consumidor e com as marcas. E aí a gente aterrissa em segmentos e categorias das quais normalmente não faria parte. Para isso, nos aliamos a outras indústrias, a outras marcas de grande porte do Brasil, para conseguir chegar mais perto e atingir esse objetivo de visibilidade e proximidade”, conta Luiz Henrique Ferreira, gerente de Comunicação da Arcor.

Rafaela Côrte Real Miana, head de Marketing e Inovação da Sinter, explica que essa parceria foi fortemente influenciada por duas tendências. “As collabs são o hit do momento — elas resgatam um sentimento de nostalgia quando unem duas marcas com conexão emocional. Além disso, há a tendência das microalegrias. Estamos enfrentando grandes desafios, tanto financeiros quanto sociais, e, por isso, é importante proporcionar pequenas alegrias no dia a dia. A união de marcas que buscam criar uma experiência positiva consegue impactar o consumidor”, diz.

Crédito: Divulgação

Outra marca que também tem apostado em colaborações com outros segmentos é a Condor, que atua nas categorias de beleza, limpeza, higiene bucal, pintura artística e imobiliária. Com parceiros como Coca-Cola, Ursinhos Carinhosos, Snoopy e até o reality MasterChef, a marca vem lançando produtos licenciados, unindo a expertise da empresa à identidade visual de marcas com grande apelo.

“A associação com outras marcas gera mais valor! Primeiro, a gente precisa buscar quem tem sinergia com os nossos valores como marca e com o nosso posicionamento. Ao mesmo tempo, as marcas se complementam. Um exemplo é a Coca-Cola: é uma marca apreciada pelo público jovem, uma das mais conhecidas do mundo, e que sempre traz um ar de música, vibração e criatividade — aspectos que também fazem parte da nossa marca e da nossa linha”, afirma Fernanda Djanikian, diretora de Marketing da Condor.

A 3Corações firmou uma parceria com a Positive Company, parte de uma joint venture com o grupo, para o lançamento de bebidas funcionais. De acordo com Renata Rangel, gerente de Marketing da Positive Company, a estratégia da empresa é sempre tentar expandir seu portfólio e suprir as necessidades do mercado.

“Nada melhor do que contar com a força da 3Corações — tanto em distribuição quanto em tradição, sendo líder de mercado — para a gente realmente conseguir ampliar nosso portfólio com um produto diferenciado, alcançar um público ao qual ainda não tínhamos acesso e fazer com que ambas as marcas impulsionem uma à outra”, acrescenta.

Imagem: Freepik

Sair da versão mobile