Líderes europeus de varejo revelam os principais desafios para lojas omnichannel

Estudo feito pela Scandit destaca que a integração entre as tecnologias é a maior preocupação

Líderes europeus revelam os principais desafios para lojas omnichannel

O papel principal das lojas físicas é ser um híbrido entre o online e o offline, com experiências diferenciadas e uma melhor a interação entre as pessoas.  Essa é a percepção de 51% dos líderes de varejo europeus ouvidos no estudo The Future of Store Operations Research. Para o levantamento, a Scandit ouviu 111 líderes das maiores marcas de supermercados, ferragens, esporte e eletrônicos da Europa entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022.

Para 64%, se diferenciar dos seus concorrentes é o principal desafio. E a tecnologia foi citada como fundamental por 41% para melhorar a experiência do cliente. Outros 36% acreditam que o futuro central da tecnologia de operações de loja reside na mistura de experiências online e offline.

O estudo também destacou os potenciais desafios que surgem a partir da implementação de tecnologia em operações de loja: 68% citaram a integração entre as tecnologias existentes como a sua maior preocupação, enquanto 48% disseram ser a experiência que os clientes da loja têm com a tecnologia e 45% falaram que a principal dificuldade é lidar com hardwares desatualizados.

“A pesquisa realça a importância da tecnologia para preencher uma lacuna entre o mundo digital e o mundo físico. É fundamental fornecer aos consultores das lojas uma tecnologia totalmente funcional e familiar, permitindo-lhes melhorar as operações da loja, da mesma forma que ajuda a proporcionar uma experiência mais linear aos clientes”, afirma Samuel Mueller, CEO da Scandit.

A pesquisa ainda sugere que os varejistas necessitam atualizar a sua tecnologia com um claro desejo de melhorar a experiência do cliente e entregar as verdadeiras compras omnichannel. Mais da metade (52%) veem a gestão e a atualização dos sistemas tecnológicos herdados como chave para alcançar este objetivo. Além disso, 39% dos líderes varejistas afirmam que a grande oferta de ferramentas para escolher é um dos maiores desafios,

Cumprir tarefas omnichannel é vital, mas os líderes varejistas enfrentam desafios na escolha das ferramentas certas. Parece que muitos têm sido atingidos pela ‘paralisia por análise’, incapaz de escolher as ferramentas e a tecnologia certas devido ao número esmagador disponível. Os varejistas têm claramente uma necessidade de tecnologia inovadora que se integre facilmente com tecnologia e aplicações existentes”, afirma Mueller.

Imagem: Divulgação

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