Material de construção, supermercados e eletrodomésticos puxam vendas da Semana Brasil

Mesmo em meio à pandemia de Covid-19 e à redução do movimento nas lojas, as vendas do setor de material de construção tiveram alta expressiva na Semana Brasil. A segunda edição do evento foi realizada entre os dias 3 e 13 de setembro.

Dados de uma pesquisa da Cielo mostram que, nesse setor, a alta foi de 21,3% na comparação com o evento de 2019. Supermercados e hipermercados também tiveram um resultado positivo na comparação ano a ano, com uma alta de 13,2%, assim como o setor de móveis e eletrodomésticos, com aumento de 7% nas vendas.

A pesquisa foi divulgada nesta terça-feira (15) no Global Retail Show, evento promovido digitalmente com mais de 200 palestrantes do varejo brasileiro e estrangeiro

Varejo em geral teve queda, mas e-commerce cresceu

Considerando-se todos os setores pesquisados, no geral, o varejo teve queda nas vendas de 8,3%. Deve-se levar em consideração, no entanto, que a comparação de uma no para o outro é impactada diretamente pela crise gerada pela pandemia de Covid-19.

Apesar da queda no varejo geral, no e-commerce houve alta de 10,3% nas vendas. Essa alta é muito maior, de 91,1%, se forem retirados, dessa base, os setores de turismo e transporte, que continuam com as atividades limitadas.

No varejo físico, a queda foi de 10,3% na comparação anual.

‘Negativo menos negativo’

Para Marcos Gouvêa de Souza, diretor-geral do Gouvêa Ecosystem, os resultados precisam ser vistos com cuidado. Por causa da pandemia, o varejo já tinha resultados ruins. No final de agosto, a queda em relação ao mesmo período de 2019 era de 18,4%.

“O que era negativo ficou menos negativo. Essa melhoria de 10 pontos percentuais é semelhante a que tivemos no ano passado em relação a 2018”, afirma.

A pesquisa da Cielo mostra, ainda, que a Semana Brasil teve melhor desempenho na região Norte, com destaque para os Estados do Amapá, do Amazonas e do Pará.

Sair da versão mobile