Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Eventos

Célio Salles: “Open Delivery surgiu para players do foodservice solucionarem as dores do setor“

Conselheiro da Abrasel foi um dos palestrantes do Latam Retail Show 2022 e defendeu a integração de toda a cadeia de produção como solução para ganho de eficiência

  • de Gabrielly Mendes
  • 3 anos atrás
Open Delivery

Após quase dois anos vivendo com as mudanças causadas pela covid-19, é possível afirmar que muitas delas vieram para ficar. A adoção do modelo de trabalho home office, o aumento de compras por canais digitais e a ampla adoção do delivery por bares e restaurantes são algumas das tendências que caíram no gosto do consumidor, que está se tornando cada vez digitalizado.

Para acompanhar a digitalização de seus clientes durante a pandemia, o setor de foodservice foi forçado a reestruturar toda a sua cadeia de produção e digitalizar seus processos. Etapas como recebimento e entrega de pedidos passaram ainda a serem terceirizados por aplicativos que possuem sistemas próprios, levando donos de bares e restaurantes a se adaptarem com as novas tecnologias ao mesmo tempo em que lutavam contra o fechamento de seus estabelecimentos.

De olho em tudo isso, a Abrasel idealizou o Open Delivery, iniciativa que busca desburocratizar e facilitar a operação de delivery no Brasil. O movimento foi um dos assuntos do terceiro e último dia do Latam Retail Show 2022, que aconteceu entre os dias 13 e 15 no Expo Center Norte, em São Paulo. A Mercado&Consumo é parceira de mídia e faz uma cobertura especial em tempo real do evento, a partir de um estúdio montado na área de exposições.

De acordo com o Célio Salles, conselheiro da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e cocriador da primeira versão do movimento, o Open Delivery se trata de padrões que integram os softwares de gestão de restaurantes e bares com aplicativos, marketplaces e operadores logísticos, reduzindo as ineficiências na gestão do cardápio, pedidos e logística.

“O open delivery traz fluidez e estimula competitividade. Com o protocolo estabelecido e formalmente usado por restaurantes e marketplaces, a iniciativa gera maior competitividade e aumento da concorrência. Com o aumento, os serviços são obrigados a melhorar“, diz.

Compartilhamento de dados

Estruturado em um único sistema de código aberto, a tecnologia atua entre o estabelecimento e o app/site de entregas, padronizando o cardápio, recebimento e organização de pedidos. O executivo contou ainda que, mesmo sendo criado por uma entidade, o Open Delivery não tem finalidade econômica. “É um projeto aberto entre players, para juntos solucionarem as dores do setor“, complementa.

O palestrante defendeu ainda que a base do Open Delivery é o compartilhamento de dados entre todos os stakeholders que integram a cadeia de produção dos estabelecimentos. Com uma base de informações sólida, é possível garantir ganho de eficiência dentro da cadeia de valor das marcas. 

“Os aplicativos de hoje em dia não dividem informações com os restaurantes que integram sua plataforma. Esse é um desafio, não apenas padronizar pedidos e processos, mas também compartilhar dados. Com plataforma e estabelecimentos alinhados, toda a cadeia ganha“, finaliza.

Imagem: Gabrielly Mendes

  • Categories: Eventos, Foodservice, Inovação, Latam Retail Show, Notícias
  • Tags: #LRS2022alimentaçãoBrasilclienteconsumidorconsumodigitale-commerceexperiênciafoodserviceinovaçãoLatam Retail Show 2022onlineOpen Deliverypandemiaserviçostecnologiavarejo

Conteúdo Relacionado

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

de Redação 21 de maio de 2025

UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

de Redação 21 de maio de 2025

Com impacto de tarifas e boicotes, vendas da Target caem e tendência deve continuar

de Redação 21 de maio de 2025

Flagship da Swee Lee aposta na comunidade e inova no varejo musical

de Redação 21 de maio de 2025

Lowe's supera expectativas no 1º trimestre de 2025 e mantém projeções anuais

de Redação 21 de maio de 2025

Ford cede espaço em fábrica de bateria para Nissan em recuo de estratégia para veículo elétrico

de Redação 21 de maio de 2025

Claro fecha parceria com Cinépolis o oferecerá 50% de desconto em ingressos de cinema

de Redação 21 de maio de 2025

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

de Redação 21 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile