Dia do Cliente: como aliar promoções a bom atendimento na data

Investimentos na experiência do consumidor contribuem para a sua fidelização e aumento da captação durante o período

Dia do Cliente

Comemorado hoje, 15, o Dia do Cliente foi criado para movimentar o varejo durante o mês de setembro e oferecer promoções e oportunidades direcionadas aos consumidores. Aliar descontos com iniciativas ESG e bom atendimento são algumas das estratégias para fidelizar clientes e aumentar a captação durante o período.

Uma pesquisa da Ecglobal aponta que quatro em cada dez consumidores gostariam de ver ações sociais ou doações para causas relevantes integradas às celebrações, enquanto 22% demostraram interesse por experiências interativas.

O estudo também destacou a clara distinção que os consumidores fazem entre um mero consumidor e um cliente que mantém um relacionamento mais estreito com uma marca. Para 63% dos entrevistados, o cliente representa alguém que vai além da simples utilização de produtos e serviços, sendo alguém que mantém um relacionamento duradouro e significativo com a empresa.

Fidelização

Investimentos na experiência do consumidor contribuem para a sua fidelização. Dados da Bain&Company afirmam que clientes fiéis injetam 67% a mais no caixa das empresas que novos consumidores.

Compreender as necessidades do público através de pesquisas ou feedbacks é necessário para operações que valorizam a fidelidade do cliente ao colocá-lo no centro de estratégias e mostrem a sua  importância.

“É preciso ter uma visão a longo prazo quando se fala em atendimento ao público. Utilizar estratégias que recompensem a sua fidelidade por meio de programas (sistemas de pontos, benefícios VIPs, etc) ou ofertas exclusivas é outra forma de  reforçar o relacionamento e fazer com que o cliente refaça negócios com a empresa”, relata o especialista financeiro Fernando Lamounier, diretor de novos negócios da Multimarcas Consórcios.

Cliente omnichannel 

A compra em lojas físicas é o método preferido de sete em cada dez consumidores de produtos de beleza, que preferem manusear e comparar itens em pontos de vendas.

O mesmo levantamento também avaliou o comportamento digital e apontou que 36% dos participantes optam pela realização das compras em lojas online. Desse número, 61% consideraram mais fácil conseguir melhores preços pela internet e 54% destacaram a praticidade de adquirir produtos com poucos cliques.

“A partir das nossas pesquisas, podemos avaliar as demandas dos consumidores, os critérios da tomada de decisão e a conexão com o produto”, afirma Ana Vitorino, gerente de Marketing da Phytoderm.

Imagem: Shutterstock
Sair da versão mobile