A retomada maior do trabalho presencial nas empresas mudou, mais uma vez, a cesta de consumo dos brasileiros. Segundo o estudo Consumer Insights Q2 2024, da Kantar, o consumo de higiene e beleza passou de 28% para 29,2% nos últimos 12 meses terminados em junho, em relação ao mesmo período do ano anterior.
O levantamento também aponta que a categoria que mais cresce neste contexto é maquiagem. Os brasileiros apresentam uma frequência média de 11 usos na semana, com alta de 6,7% no período. Os principais momentos para o cuidado são ao ir à escola ou ao trabalho (143%) e ao sair para socializar (123%).
“Os dados mostram um uso intensificado de maquiagem pelas pessoas, o que nos leva a crer que a categoria seguirá com alto crescimento de penetração de compra no próximo ano”, comenta Juliana Kohler, gerente de contas da Divisão Worldpanel da Kantar.
Dos usuários de maquiagem, 79% fazem algum tipo de procedimento estético ao longo do ano, desde os tratamentos mais simples, como limpeza facial, massagem, manicure e pedicure, até processos mais complexos, como bronzeamento artificial e botox.
O movimento de retorno ao presencial também influencia nos cuidados pessoais dentro dos domicílios. Nesse contexto, a cesta de higiene e beleza cresceu 3,5% em unidades no primeiro semestre, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Mais do que maquiagem, o consumidor prioriza os gastos com sabonetes. A categoria apresentou ascensão de 2,9% em unidades.
O estudo observou que, nas classes D e E, o consumidor reduziu o gasto em algumas cestas, como perecíveis e commodities, para investir mais na cesta de higiene e beleza. No segundo trimestre de 2024, a preferência por marcas premium por esta classe cresceu 11%.
Independentemente do público, é possível ver um aumento de 4,9% em categorias presentes na rotina semanal de personal care e um acréscimo de 5,8% nos minutos dedicados a estes preparos. Em números, há uma média de consumo de nove categorias e de sete minutos de cuidados para cada produto no período estudado.
“Ainda é importante ressaltar que os brasileiros estão usando mais produtos de higiene e beleza do que adquirindo itens. Enquanto a cesta apresentou alta de 12% na penetração de compra entre o segundo trimestre de 2024 e o mesmo período do ano anterior, a repetição de uso saltou 17%”, destaca a executiva da Kantar.
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