A rede de fast-food McDonald’s anunciou que vai iniciar a venda do novo hambúrguer vegetal da marca em oito restaurantes norte-americanos a partir do dia 3 de novembro. A ação faz parte da parceria com a Beyond Meat, que teve uma valorização de 3% nas ações ao longo da manhã desta quinta-feira, 14.
O hambúrguer, que é feito à base de ingredientes vegetais, como ervilha, arroz e batata, em vez de carne bovina, será testado nos Estados da Califórnia, Texas, Iowa e Louisiana.
O hambúrguer vegetal chamado de “McPlant” já está sendo vendido na Suécia, Dinamarca, Holanda e Reino Unido.
Tendência no mundo todo
Alimentos à base de plantas, carne de laboratório, produtos com ingredientes naturais sem corantes artificiais, cápsulas de café compostáveis e alternativas ao leite foram algumas das inovações em destaque na Anuga, a maior feira de alimentos e bebidas do mundo, em Colônia, na Alemanha.
Além do McDonald’s, várias empresas de alimentos e bebidas estão procurando usar ingredientes de origem vegetal como suplementos ou a principal atração para o desenvolvimento de novos produtos. O fato de os consumidores estarem cada vez mais sensíveis ao tema sustentabilidade também pesa a favor. Alimentos que levam a declaração do produto “puramente à base de plantas” são particularmente populares.
Fontes vegetais de proteína incluem, entre outras, soja, ervilha, sementes de abóbora e sementes de girassol. Entre os novos produtos apresentados na Anuga, estão, por exemplo, biscoitos de grão de bico integral, bolas de proteína, salada de peixe à base de plantas, molho feito de favas ou envoltórios de beterraba.
A substituição de carne se mostra como tendência não apenas quando se fala de produtos vegetarianos. Entre as novas alternativas expostas na feira, estão carnes de laboratório ou à base de células até insetos. Os novos produtos vão desde refeições prontas com almôndegas vegetais até nuggets de frango ou salsichas à base de vegetais.
Com informações de Estadão Conteúdo (Gabriel Faleiro)
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