Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Varejo

Delivery é principal responsável por crescimento do consumo fora do lar no 1º semestre

Levantamento da Kantar aponta novas dinâmicas, como o consumo na casa de outras pessoas, puxadas pelo serviço de entrega

  • de Redação
  • 7 meses atrás
Delivery é principal responsável por crescimento do consumo fora do lar no 1º semestre

Impulsionado durante a pandemia de covid-19, o serviço de delivery não só permanece em alta, como é o principal responsável pelos bons números da compra de bens não duráveis – alimentos, bebidas, artigos de limpeza e itens de higiene e beleza – em locais diferentes da residência do consumidor. No primeiro semestre de 2024, o consumo fora dos lares brasileiros segue acelerado, 13,2% a mais na comparação com o mesmo período do ano anterior. Consequentemente, gerou mais ocasiões de consumo, com 23,3% mais oportunidades em relação ao primeiro semestre de 2023.

Os dados pertencem ao relatório Consumer Insights, da Kantar. Segundo o documento, o delivery é o principal responsável pelo crescimento do consumo fora de casa. Além disso, o serviço de entregas possui um papel importante, pois atrai compradores mais valiosos, que agregam mais ocasiões de compra (41 vezes, em comparação a 38 vezes do não usuário), compram de forma mais intensa (48% acima em unidades de compra) e gastam mais (78% acima em tíquete médio).

Consumo na casa de outras pessoas

De acordo com o relatório, o delivery também vem abrindo espaço para novas dinâmicas fora do lar, principalmente em relação ao consumo na casa de outras pessoas, que já é o maior em contribuição, abocanhando 39,1% de importância em unidades (aumento de 8,8 pontos percentuais no primeiro semestre).

Em coexistência com o delivery, os brasileiros dão espaço para o consumo no local – do inglês, chamado de on premise. Aqui, o crescimento está conectado às boates e baladas (4,8% em contribuição de unidades no período estudado), aos bares (2,3%) e às cafeterias (2%). Também há maior contribuição dos canais de impulso (4,6%), com destaque para barraca de praia e quiosque (1,6%) e cantinas de escola, trabalho e faculdade (1,3%).

As bebidas despontam tanto no delivery como no consumo no local. Entretanto, aparecem em momentos diferentes da jornada do consumidor. As não alcoólicas, por exemplo, são mais consumidas durante a semana, com 73% do gasto realizado entre segunda e sexta-feira. Já as alcoólicas são ingeridas principalmente aos fins de semana, sendo 48% do gasto realizado no sábado ou domingo.

“Há mais espaço para alavancar outras categorias em conjunto com as bebidas alcóolicas nos finais de semana e a estratégia de como ativar o consumidor pode ser determinante para convertê-lo. Para ser a escolha do cliente, é preciso, não somente estar disponível nos locais de consumo e no delivery, mas, com uma oferta de produto que melhor se encaixe na necessidade do consumidor, portanto, é crucial entender esta ocasião de consumo, se é um evento tradicional esportivo, ou um encontro entre familiares e amigos”, diz Lyandra Nakagawa, gerente de Contas da Kantar, divisão Worldpanel.

Meios de acesso

A escolha dos meios de acesso foi um fator decisivo para a expansão das categorias de alimentos consumidos fora de casa. No primeiro semestre de 2024, o delivery impulsionou o crescimento de aperitivos doces em 28,4%, enquanto o consumo no local contribuiu com 19,1% para salgados e 2,7% para pratos e refeições.

O relatório Consumer Insights tem a proposta de acompanhar o comportamento do brasileiro de maneira contínua, trazendo uma visão em 360 graus do consumo de bens não duráveis. Para o levantamento do primeiro semestre de 2024, a Kantar consultou seis regiões metropolitanas fora de casa (Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo) e um total de 48 milhões de brasileiros.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Foodservice, Notícias
  • Tags: alimentaçãobebidasbens duráveisBrasilClientescomérciocomprasconsumidorconsumidoresconsumocrescimentocuidadoDeliverydigitalEconomiaempresasestratégiaexpansãoexperiênciafoodservicehigieneinovaçãoinvestimentolojalojasmarcasprodutosserviçosvarejistavarejovendas

Conteúdo Relacionado

Microsoft lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

de Redação 19 de maio de 2025

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

de Redação 19 de maio de 2025

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

de Redação 19 de maio de 2025

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

de Redação 19 de maio de 2025

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

de Aiana Freitas 19 de maio de 2025

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

de M&C Media Labs 19 de maio de 2025

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

de Larissa Féria 19 de maio de 2025

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

de Redação 19 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile