Com foco na omnicanalidade, a Casas Bahia transformou o retail media em um ecossistema de negócios e integrou a comunicação entre o ambiente digital e as lojas físicas, criando uma experiência fluida e integrada em todas as etapas da compra.
Ao entender que a jornada do consumidor nem sempre é linear, os formatos e soluções de mídia oferecidos pela varejista são sustentados por dois pilares principais: o primeiro é a oferta de formatos de mídia que abrangem tanto o ambiente digital, como produtos patrocinados e banners em sites, quanto o físico, com a utilização de telas de LED nas lojas. O segundo é a convergência desses espaços, garantindo que as marcas possam impactar os consumidores em todas as etapas da jornada, integrando de forma fluida as campanhas online e offline.
Por meio do Casas Bahia Ads, as marcas podem programar campanhas em múltiplos pontos de contato, com anúncios tanto no ambiente digital quanto nas telas das lojas físicas, que já estão presentes em mais de 350 unidades e com previsão de expansão para mil lojas.
“O Casas Bahia Ads apresentou um crescimento anual de receita de 112% e um aumento trimestral de 14% no GMV transacionado na plataforma”, afirma Alexandra Mendonça, diretora de Retail Media da Casas Bahia.
Já o retorno médio sobre gastos com anúncios na plataforma digital foi superior a 30%. Durante a semana do Dia das Mães, por exemplo, atingimos um retorno de 40% e um aumento de 113% na taxa de conversão.
“A gente segue crescendo de forma muito acelerada. Quando vemos os resultados das receitas é um sinal de que as marcas também estão percebendo esse valor porque elas investem cada vez mais. Elas estão entendendo que temos esse diferencial, que é o nosso posicionamento, de um ecossistema mais completo e omnicanal, que é uma coisa que faz muita diferença”, destaca.
Nas lojas físicas
Ao usar a Inteligência Artificial para integrar campanhas online e offline, a varejista permite que as marcas otimizem a relevância de posições patrocinadas no site, aumentando o retorno e a taxa de conversão. Com a tecnologia, os anunciantes conseguem programar campanhas simultaneamente para vitrines digitais e banners online, ajustando as mensagens em tempo real e de acordo com as interações do consumidor.
Atualmente, as telas estão presentes em mais de 350 lojas, mas a empresa já planeja expandir esse número para mil lojas a partir do próximo ano. Além das telas, a rede oferece outras soluções, como o store in store, em que as marcas podem criar ativações e experiências imersivas dentro das lojas.
A estratégia da companhia também inclui o uso inteligente de dados por meio de sua base de CRM, com mais de 100 milhões de usuários cadastrados. “Conseguimos impactar o consumidor de forma personalizada ao longo de toda a jornada, desde uma recomendação no e-commerce até a exibição de um anúncio na loja física”, destaca Alexandra
Foco em dados e personalização
O foco em dados e personalização também se alinha à estratégia da varejista, que inclui a precificação dinâmica, permitindo que as campanhas publicitárias reflitam alterações em preços de forma ágil e ajustada às demandas do consumidor, tanto no e-commerce quanto nas lojas físicas.
“Essa [precificação dinâmica] é uma alavanca do plano de transformação do Grupo Casa do Bahia. E o retail media acaba sendo uma grande oportunidade porque a campanha de mídia que eles estão fazendo conosco reflete também essa precificação dinâmica. Então é uma triangulação com o nosso time interno alinhado com a marca e as agências”, diz.
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