O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e o diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução, João Manoel de Pinho de Mello, participarão às 9h30 desta segunda-feira (16) da cerimônia de lançamento do Pix.
O evento será transmitido pelo Canal do Banco Central no YouTube e contará com as participações dos convidados Ana Carla Abrão, economista e head do escritório da Oliver Wyman no Brasil, e Ronaldo Lemos, professor da Universidade Columbia e da UERJ.
O Pix é o sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central que vai funcionar 24 horas e 7 dias por semana. Ele poderá ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.
Novas possibilidades
Na última sexta-feira (13), o Banco Central informou que aumentou as possibilidades de uso do Pix para incluir contas até então não abrangidas pelas regras do pagamento instantâneo. A partir de agora, algumas novas contas de varejo poderão receber Pix.
Um exemplo são as contas de recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), cuja modalidade de conta é prevista na lei que o instituiu e não se enquadrava no regulamento do Pix.
Com a mudança, os empregadores passarão a ter o Pix como opção para o recolhimento das contribuições ao FGTS. A previsão é que essa facilidade esteja em operação a partir de janeiro de 2021, com o lançamento do FGTS Digital.
Na outra ponta, a inclusão no Pix também beneficia os empregadores, tornando mais fácil o cumprimento de suas obrigações pelas facilidades ofertadas pelo Pix.
Imagem: Bigstock