Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Campus Party

Núcleo de Tecnologia do MTST dá curso de desenvolvimento para jovens

Nova turma, com 120 jovens, está sendo formada a partir da base do movimento

  • de Larissa Féria
  • 4 anos atrás

O Núcleo de Tecnologia do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) organizou no primeiro semestre deste ano um curso para formar desenvolvedores a partir da base do movimento. A conclusão do curso foi a construção de uma horta controlada por computador, a Horta Solidária 4.0.

Dos 20 jovens formados no projeto-piloto, quatro já foram contratados por empresas. Uma nova forma, com 120 jovens, está sendo formada.

O projeto foi apresentado nesta segunda-feira, na Campus Party Brasil, que começou na semana passada de forma híbrida – parte presencial, parte online.

“O Núcleo de Tecnologia do MTST surgiu para atender a demanda pela empregabilidade. Para conseguir suprir em partes de conhecimento para inserir eles no mercado de tecnologia”, afirma Maira Mainardi, coordenadora de People (RH) no Beedo (EdTech),

O setor de tecnologia possui um déficit de profissionais capacitados. Segundo a Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), até 2024, serão necessários 420 mil profissionais para atuar na área, mas o Brasil só forma 46 mil pessoas por ano.

Contrate quem luta

Além do curso de formação, o Núcleo de Tecnologia do MTST desenvolveu a Plataforma Contrate Quem Luta, que visa criar um canal para que militantes recebam propostas de trabalho.

Por meio do canal, que funciona via aplicativo de mensagem WhatsApp, os interessados podem contratar serviços em áreas como limpeza, segurança, portaria, estética, reformas e motofrete. O aplicativo cobre 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo.

“A ferramenta só faz a intermediação entre quem procura e quem oferece trabalho, ou seja, não tratamos nem de valores, nem de nenhum outro combinado, só colocamos em contato”, diz Gabriel Simeone, da coordenação do MTST.

A Campus Party Brasil é realizada pelo Instituto Campus Party e pela Gouvêa Experience, área de eventos da Gouvêa Ecosystem. A Mercado&Consumo é parceira de mídia do evento.

Imagem: Larissa Féria

  • Categories: Campus Party, Inovação, Notícias
  • Tags: BrasilclienteClientesconsumidorconsumidoresconsumodesenvolvedoresdesenvolvimentoEconomiaempresasexperiênciaformaçãoinovaçãoinvestimentojovensmercadoMTSTnegóciostecnologia

Conteúdo Relacionado

Americanas aposta em campanha com experiência multicanal no Dia dos Namorados

de Redação 6 de junho de 2025

Adeus ao site tradicional: compras online migram para as redes sociais

de Redação 6 de junho de 2025

Minha Quitandinha inaugura primeira unidade em instituição de ensino e mira expansão

de Redação 6 de junho de 2025

C&A Brasil meta de reduzir 42% de suas emissões de CO₂ até 2030

de Redação 6 de junho de 2025

Não dá para querer ser o dono do comércio mundial, diz Lula sobre Trump

de Redação 5 de junho de 2025

Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda

de Redação 5 de junho de 2025

Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi

de Redação 5 de junho de 2025

Dia dos Namorados: Varejo deve movimentar R$ 2,75 bilhões em vendas

de Redação 5 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile