Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Meios de pagamento: Pix, carteiras digitais e QR Code são tendências para 2023

É o que mostra a "Carat Insights – Tendências dos Meios de Pagamento para 2023" da Fiserv

  • de Redação
  • 2 anos atrás
Meios de pagamento: Pix, carteiras digitais e QR Code são tendências para 2023

O uso de métodos de pagamento modernos, como Pix, carteiras digitais e QR Code, está entre as tendências para 2023. É o que mostra o “Carat Insights – Tendências dos Meios de Pagamento para 2023” da Fiserv, empresa de tecnologia de pagamentos e serviços financeiros, divulgada nesta semana.

De acordo com o estudo, os brasileiros estão familiarizados com uma grande variedade de métodos de pagamento. Entre eles, o Pix se destaca, tanto por causa da conveniência quanto pelo fato de não exigir que o consumidor carregue dinheiro. Isso é constatado em todas as regiões, gêneros e faixas etárias.

Além disso, três em cada quatro entrevistados fazem pelo menos uma transação com o Pix por semana e 64% do total de respondentes veem o pagamento instantâneo como uma modalidade na qual é possível negociar valores ou descontos.

A pesquisa mostra que, nos próximos dez anos, o Pix provavelmente continuará sendo o método de pagamento preferido, com 87% dos consumidores dizendo que planejam usá-lo. Ele é seguido por carteiras digitais (80%) e pagamento por QR Code (78%).

Dinheiro, transferência eletrônica (TED) e pagamentos no caixa devem ser menos comuns – o que evidencia e necessidade de o varejo repensar os canais e meios de pagamento para melhor acomodar as mudanças dos hábitos de consumo.

Experiência omnichannel

De acordo com a pesquisa “Carat Insights – Tendências dos Meios de Pagamento para 2023” da Fiserv, a experiência omnichannel desponta como uma tendência em relação a 2021. Além disso, quatro em cada dez entrevistados tiveram uma experiência de compra invisível, ou seja, em que não é necessário incluir os dados de um meio de pagamento a cada solicitação de serviço ou compra – algo com o que o cliente se acostumou a pedir um carro do Uber, por exemplo.

“O momento de pagamento era sofrido para cliente. Hoje, não: o momento de pagamento virou uma experiência. A gente busca lojas que oferecem uma melhor experiência ou em que a gente não perceba que está passando pelo pagamento. A experiência omnichannel consiste em garantir que o cliente possa ter o mesmo tipo de relacionamento com a loja, independentemente do canal, e a mesma oferta. O varejo não pode oferecer Pix numa loja física e não oferecer no online, por exemplo. Precisa ser em todos os canais”, analisa Giuliana Cestaro, diretora de Produtos E-commerce da Fiserv para a América Latina.

Entre os respondentes da pesquisa, 66% afirmaram já terem utilizado carteira virtual e 43% utilizam apenas uma carteira, enquanto 38%, duas carteiras, 12%, três carteiras e 7%, mais de três. A maioria dos entrevistados com wallets a utilizam para pagar bens e serviços (61%), para transferência (49%), para controle de despesas (35%), para benefícios e descontos (34%), para obter cashbacks (30%), para investimento (28%), para crédito (22%) e para conta em dólares (12%).

“A maquininha física não vai deixar de existir. Existe uma redução natural por causa da digitalização da economia, que traz outras formas de pagar, como Pix e wallets, mas o cartão ainda é um meio importante de pagamento”, diz Giuliana.

As compras em lojas físicas, ao menos uma vez por semana, continuam sendo as mais frequentes (44%), mas 29% dos entrevistados realizam compras online ao menos uma vez por semana. O conceito da experiência omnichannel já é percebido por 20% dos entrevistados que realizam compras ao menos uma vez por semana, transitando entre os canais.

Em comparação com a versão anterior deste estudo da Fiserv, a intenção de compra pela internet nos próximos 12 meses cresceu de 54% para 67%.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Economia, Meios de pagamento, Notícias
  • Tags: Brasilcarteira digitalcomportamentoconsumidorconsumidoresconsumoEconomiaempresasestratégiaexperiênciaFiservinovaçãomeios de pagamentomercadomercado&consumonegóciosonlinePIXprodutosQR Codeserviçostecnologiatendênciastendências de consumoWallet

Conteúdo Relacionado

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

de Redação 23 de maio de 2025

Há 'fortes indícios' de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

de Redação 23 de maio de 2025

Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

de Redação 23 de maio de 2025

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

de Redação 23 de maio de 2025

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

de Redação 23 de maio de 2025

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

de Redação 23 de maio de 2025

Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

de Redação 23 de maio de 2025

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

de Redação 23 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile