Quais as principais previsões em relação ao consumidor para os próximos anos?

Cassandra Napoli, futurista da WGSN, revelou na NRF as principais tendências em relação ao consumidor para os próximos três anos

Quais as principais previsões em relação ao consumidor para os próximos anos?

A pandemia do Coronavírus foi um marco na recente história do mundo e acabou transformando vários setores da sociedade. No varejo, vimos um boom no digital e uma mudança no comportamento do consumidor. Mas o tempo passou e o isolamento das pessoas está se transformando em união e colaboração.

Esse foi um dos pontos abordados por Cassandra Napoli, futurista e head de Marketing e Eventos Internos da WGSN, em sua palestra na NRF 2025. “Os consumidores enfrentam uma epidemia de solidão, uma crise de bondade e um desejo de se libertarem da responsabilidade emocional”, afirmou a executiva.

A previsão de Napoli para os próximos anos do varejo analisou os fatores globais que moldarão os consumidores e o cenário empresarial nos próximos anos em cinco pilares: sociedade, tecnologia, ambiente, política, indústria e criatividade.

Até 2027, o foco da sociedade e das empresas passará do isolamento para a interconectividade e o reconhecimento de que as necessidades individuais são inseparáveis das coletivas. Para Napoli, existe atualmente um desejo crescente de conexões autênticas entre humanos.

“Sessenta e seis por cento dos ‘Zalphas’ (pré-adolescentes de 9 a 14 anos) em 2024, nos EUA e no Reino Unido, revelaram que passar tempo com os amigos é seu único objetivo real na vida”, afirmou a executiva da WGSN.

Ouvindo essa demanda crescente, as empresas criarão projetos para comunidades que vão além do indivíduo, com espaços que permitam que pessoas de todas as idades e origens se reúnam e construam suas conexões.

Tecnologia a serviço do consumidor

Para Napoli, a tecnologia será uma das curas para essa tal “epidemia de solidão”. Mas as marcas terão de compreender o seu impacto e, ao mesmo tempo, equilibrar a sabedoria humana com a velocidade da inovação.

“A revolução da Inteligência Artificial já chegou. Em vez de combatê-la, precisamos entrar harmonia com ela. Curiosamente, 82% dos consumidores expressam o desejo de aprender mais sobre IA, de certa forma sustentando esta crescente demanda por transparência e educação em torno do seu desenvolvimento”, revelou Napoli.

A executiva afirmou que ao priorizar a segurança e a satisfação do consumidor, as marcas podem garantir que a IA “trabalhe conosco, e não contra nós, criando um equilíbrio que seja contínuo e significativo”.

Consumidores “raivosos”?

Outro ponto abordado na palestra da WGSN foi o fato de as marcas terem de estar prontas para lidar com o aumento da raiva nos consumidores nos próximos anos, muito por conta das divisões geopolíticas e sociais.

“Também será crucial apoiar e cultivar a gentileza tanto no local de trabalho quanto no cenário do consumidor. Nos EUA, mais de mil pessoas foram entrevistadas e 51% disseram que preferem fazer uma refeição com os sogros do que ligar para o suporte ao cliente. Um terço revelou que quando ligam para o suporte ao cliente, gritam com eles e 21% relataram xingá-los. Então, estamos começando a ver essencialmente um consumidor raivoso”, revelou Napoli.

Para melhorar esse cenário, será necessário investir na formação de apoio ao cliente para ajudar os funcionários a lidar com essa raiva e a responder perguntas de forma verdadeira, eficiente e rápida.

E olhando o copo meio cheio, à medida que os desafios e os fatores de stress globais aumentam, há uma oportunidade para as marcas abraçarem o jogo. “Até 2027, o conceito de jogo evoluirá para um pilar estratégico de bem-estar. As empresas devem adotar a brincadeira como uma mentalidade para criar mudanças. Para prosperar, os produtos e as experiências devem promover a diversão sem seriedade”, finalizou a futurista.

Tudo sobre a NRF na M&C

A NRF Retail’s Big Show é uma das feiras mais importantes de varejo e de consumo do mundo. É realizada há mais de 100 anos em Nova York, nos Estados Unidos, sempre no mês de janeiro. Tradicionalmente, a NRF Retail’s Big Show leva aos Estados Unidos milhares de executivos todos os anos, e o Brasil é o segundo país, fora os próprios EUA, com mais participantes.

A NRF 2025 aconteceu entre os dias 12 e 14 de janeiro, e teve cobertura completa da Mercado&Consumo, in loco, pelo portal, pelas redes sociais e pelos canais de vídeo e áudio da plataforma. A equipe da M&C viajou a bordo da delegação da Gouvêa Experience.

Com informações de National Retail Federation
Imagem: Divulgação

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