O varejo do futuro é um tema amplamente discutido e esteve em destaque durante a NRF 2025. No Brasil, a história não é diferente. No Retail Executive Summit (RES), evento promovido pela Gouvêa Experience em Nova York, que consolidou os insights e aprendizados da NRF 2025, com transmissão ao vivo e gratuita pela Mercado&Consumo diretamente da sede do TikTok, o assunto foi um dos principais temas debatidos.
A palestra, liderada por Marcos Gouvêa de Souza, fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, contou com a participação de Sergio Sampaio, vice-presidente de Operações do Grupo Boticário; Silvina Mirabella, general manager Retail Brasil da EssilorLuxottica; e Julio Mottin Neto, diretor-presidente do Grupo Panvel.
Gouvea questionou os participantes do painel sobre suas perspectivas para o varejo brasileiro em dois anos. Segundo Silvina, o setor no Brasil precisa passar por uma evolução, pois o que se vê no País ainda é “muito tradicional”, e os varejistas que querem evoluir estão procurando saber como. “A grande pergunta é ‘como vou fazer?’. Fica claríssimo que, sem IA, a gente não vai para a frente, mas como vamos incorporar isso?”, destaca.
Para Neto, os próximos dois anos do varejo brasileiro são promissores. “Acho que a gente tem operações que não devem nada a nenhum lugar do mundo, são ótimas operações. O atendimento é diferenciado, mas tem uma questão de povo, que é um povo que se preocupa em atender bem. O brasileiro é mais solícito e mais carinhoso, ele é diferente de outras culturas, e isso é algo que deveríamos aproveitar cada vez mais.”
Ele ainda destaca a busca do brasileiro no setor varejista por inovação. “O brasileiro é muito curioso, porque a maior delegação da NRF é brasileira. Então, eu vejo o varejo brasileiro buscando uma inovação muito grande nos próximos anos”, ressalta.
Sampaio afirma que estar presente em todos os canais é fundamental, estar em contato com o consumidor e ele poder transacionar nos processos. “A nós, quando a gente fala, nos surpreende muito a questão do pick-up in store no Grupo Boticário. [..] A gente até está aprofundando agora o porquê dessa questão, porque a pessoa não pede e recebe em casa sob esse processo. Então, esse é um tema superimportante”, explica.
A Inteligência Artificial e como ela está revolucionando os mais diversos setores é um tema recorrente. No painel, não foi diferente.
“Quando a gente falou de IA, nós vimos a IA como um assunto há dois anos atrás, e o assistente de IA muda o jogo. Assim como não é a IA que vai superar o ser humano, mas o ser humano com IA supera o outro. A empresa com IA vence o jogo da empresa sem IA, isso é um fato”, afirma Sampaio.
Imagem: André Moraes/Gouvêa Experience