Market4u lança ferramenta para automatizar precificação de produtos nos PDXs

Pricing 2.0 é utilizado atualmente em mais de 900 PDXs da rede de mercados autônomos

Market4u lança ferramenta para automatizar precificação de produtos nos PDXs

A rede de mercados autônomos Market4u tem investido continuamente em inovação e, recentemente, lançou o Pricing 2.0, uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA) desenvolvida para automatizar a precificação de produtos. A tecnologia tem como propósito transformar a operação de suas mais de 2.200 unidades, oferecendo preços equilibrados com base em dados e análises.

“O Pricing é uma iniciativa que começou a ser desenvolvida há quase dois anos, já passou por uma versão semi automatizada, e agora está em uma versão totalmente automatizada e refinada”, explica Henrique Magalhães, Chief Data Officer do Market4u.

Com o uso de dados externos, a nova ferramenta do Market4u precifica 98% dos produtos de suas operações com preços equilibrados, recebendo mais de 1 bilhão de novos preços diariamente, oriundos de mais de 65 mil lojas de varejo tradicional em todas as regiões do país. Dessa forma, são inseridos preços para cada loja, conforme as médias de preços das seis lojas de varejo mais próximas, como supermercados e hipermercados. Mais de 1 milhão de itens são reprecificados semanalmente. O algoritmo também identifica quando um produto está com queda nas vendas, realizando um novo ajuste. 

“A partir dos modelos de Machine Learning desenvolvidos, o sistema entende quais são os preços de venda ideais para cada produto, otimizando o faturamento da rede de franqueados, e oferecendo ainda mais comodidade ao consumidor , que terá valores baseados no varejo da sua região”, diz o CDO.

A pesquisa Inteligência Artificial no Varejo, realizada pela Central do Varejo, mostra que apenas 47% dos varejistas já utilizam IA, enquanto 53% ainda não aderiram, mas afirmam estar atentos às possibilidades de implantação.

Magalhães conta que, atualmente, são mais de 900 PDXs do Market4u que utilizam o Pricing 2.0, e a expectativa é expandir a tecnologia para toda a rede. “Nosso objetivo é aumentar a rentabilidade dos franqueados ao oferecer uma precificação estratégica que mantém os preços competitivos em relação ao varejo tradicional, sem abrir mão da convivência”, finaliza.

Imagem: Divulgação

Sair da versão mobile