O que o mercado de varejo e consumo deve fazer para aproveitar as promessas de crescimento de vendas durante o Carnaval?

Aliando tecnologia e bom atendimento, o setor deve crescer até 30% quando comparado ao mesmo período do ano passado. E PMEs (Pequenas e Médias Empresas) são as que mais podem se beneficiar dessa oportunidade

O que o mercado de varejo e consumo deve fazer para aproveitar as promessas de crescimento de vendas durante o Carnaval?

Podemos dividir os consumidores em dois grandes grupos, com perfis de consumo distintos durante o período do Carnaval. Temos os foliões que aproveitam ao máximo as festividades, estejam eles em viagem ou em sua própria cidade, e aqueles que tentam fugir da agitação e preferem usar o período para descansar em casa ou em algum lugar mais tranquilo.

É preciso estar atento aos diferentes perfis dos clientes e conhecer bem seus hábitos de consumo para acertar positivamente e impulsionar suas vendas durante o período de Carnaval.

Faça um bom posicionamento da sua marca em seus canais de comunicação e avalie, levando em consideração os produtos ou serviços que comercializa, em como você pode apoiar seus clientes nesse período, seja ele um folião animado, seja uma pessoa buscando descanso e tranquilidade.

Quais produtos e serviços você pode customizar para atendê-los? Quais artigos e acessórios serão fundamentais para cada um dos públicos durante as festividades? Quais combos você pode montar para entregar um serviço completo e apoiar no crescimento das suas estatísticas de vendas? Quais produtos do estoque precisam ser movimentados e podem ser inseridos em campanhas promocionais? O que seu cliente irá consumir nesse período? Ele irá se locomover na sua cidade? Por onde ele irá passar? O que ele vai fazer? Quais parcerias você pode fazer para aumentar a visibilidade da sua marca ou fortalecer a venda dos seus produtos e serviços?

Caso precise de mais inspiração, confira neste link o que algumas marcas estão fazendo para entrar na folia junto com seus consumidores, aproximando-se ainda mais de seus clientes, criando laços afetivos e memoráveis, e conquistando novos fãs.

Há uma infinidade de questões sobre as quais é preciso estar atento. Caso não tenha tempo de executar algo extremamente planejado, tenha em mente que uma pequena ação, quando bem realizada, pode trazer excelentes resultados. Uma tentativa simples vai ser melhor do que passar por esse período de braços cruzados e perder uma grande oportunidade de crescimento no trimestre.

A Confederação Nacional do Comércio (CNC) estima que o Carnaval 2023 movimente mais de R$ 8 bilhões, considerando só o setor de turismo, o que representa um faturamento 27% maior do que o apresentado no mesmo período de 2022. Embora a estimativa esteja ainda um pouco atrás dos resultados apresentados no Carnaval de 2020 (último antes da pandemia), os resultados estão muito próximos e representam uma excelente recuperação econômica, impulsionando os resultados do primeiro trimestre.

Outro ponto importante para superar os desafios e continuar a crescer em 2023 é analisar como a sua empresa estará presente em canais digitais. O comportamento do consumidor exige que você venda não só pela loja física. Ela passa a ser mais um dos seus canais de venda. Ter a sua “loja virtual”, ou lojas, a depender dos múltiplos canais digitais em que passe a atuar, é tão importante quanto o seu tradicional ponto de venda. Esta é uma forma de estar mais próximo e disponível aos clientes, mesmo não estando fisicamente presente.

As pessoas nesse processo são fundamentais. O cliente se surpreende com um bom atendimento, especialmente quando ele vem de um canal digital. O fator humano é um fortalecedor desse processo. Surpreenda e entregue serviço, com um atendimento de qualidade. Se você ainda não começou a fazer isso na sua empresa, não há momento melhor para começar do que nesse Carnaval.

Roberta Andrade é gerente de Soluções da Friedman.
Imagem: Shuttersrtock

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