O Assaí Atacadista já registra um volume de vendas entre duas e duas vezes e meia maior nas 47 lojas convertidas a partir dos pontos de hipermercados da bandeira Extra adquiridos pela companhia em 2021.
Os números são observados com cerca de dois meses de operação, em média, após a conclusão do processo de expansão de 2022, e foram divulgados ao mercado nesta quarta-feira, 15, pelo atacadista.
Além disso, as unidades convertidas já estão entre as principais do Assaí em termos de vendas e fluxos de clientes.
O desempenho, na análise da empresa, é resultado de uma combinação de três fatores principais: a alta atratividade do modelo de negócios da companhia, a força da marca Assaí e a assertividade do projeto que tem levado o atacarejo para as regiões centrais dos grandes centros urbanos brasileiros.
No total, o Assaí realizou um investimento de R$ 4,5 bilhões no ano passado, o maior patamar já executado pela companhia em sua história.
Resultados de 2022
Em 2022, o Assaí realizou 60 inaugurações. Além das conversões, outras 13 lojas orgânicas foram abertas. Com isso, a rede atacadista concluiu o ano com 263 lojas em operação.
O faturamento anual avançou 31% no ano de 2022, com uma receita de R$ 59,7 bilhões – incremento de R$ 14,1 bilhão em relação ao período anterior e o maior resultado registrado pelo Assaí nos últimos cinco anos.
O lucro líquido atingiu R$ 1,2 bilhão, patamar em linha com 2021 e consistente mesmo com a implementação do projeto de conversões de hipermercados e um cenário macroeconômico desafiador e de juros elevados.
O Ebtida Ajustado, por sua vez, atingiu aproximadamente R$ 4 bilhões, com uma margem de 7,2%.
No mesmo comunicado de resultados, o Assaí reportou a geração de 16 mil novos postos de trabalho para suportar a expansão da marca e o aumento de 45% no número de pessoas negras em cargos de diretoria.
Imagem: Divulgação