Os cases mais inovadores de varejo do mundo

Divulgação Nike

A pergunta que todos fazemos é “como será o futuro do consumo e do varejo?” Para responder essa questão, podemos usar a frase do escritor William Gibson “O futuro já está aqui, mas muito mal distribuído”. Dessa forma, entendemos que para visualizar o futuro do consumo, basta procurarmos por inovações que já estão sendo testadas e implementadas no mundo hoje, mas é preciso saber onde e o que procurar.

Com esse intuito, a Gouvêa Ecosystem, em parceria com o Ebeltoft Group, publica anualmente o report “Retail Innovations”, que reúne os 52 cases de consumo e varejo mais inovadores do mundo. O Ebeltoft Group é uma aliança global de empresas de consultoria e serviços para consumo e varejo presente em 22 países, da qual a Gouvêa Ecosystem é a representante do Brasil e da América Latina.

Esses experts mapeiam e analisam centenas de cases, que passam pela curadoria do grupo para selecionar os mais interessantes, inovadores e com maior potencial de transformação.

Lançado com exclusividade na NRF 2024, na palestra feita pela Gouvêa Ecosystem no evento, o report traz cases de inovações em 19 países distribuídos em 5 continentes e agrupados nas seguintes categorias:

Palestra da Gouvêa Ecosystem para o lançamento do Retail Innovations 2024

Inovações para um mundo melhor: empresas que estão contribuindo para o mundo, reduzindo (e até mesmo mitigando) o impacto de suas operações no meio ambiente, ao mesmo tempo em que maximizam seu impacto na sociedade.

Inovações para a experiência: inovações que criam uma experiência de consumo e de marca diferenciada, memorável e imersiva, independentemente do canal.

Inovações para a hipereficiência: cases que proporcionam uma experiência omnicanal fácil, conveniente e sem fricção por meio de processos e competências e tecnologias.

Good Foot Delivery

Destaque na categoria inovações para um mundo melhor, a Good Foot Delivery, do Canadá, é um serviço de entrega que emprega exclusivamente funcionários neurodiversos.

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A Good Foot Delivery tornou-se um serviço de entrega rápido e confiável, que atende, por hora, a região metropolitana de Toronto. Os funcionários neurodiversos que realizam as entregas utilizam exclusivamente transporte público ou fazem as entregas a pé. Isso torna o serviço extremamente competitivo em termos de preço, além de ser altamente sustentável. Eles têm integração com as principais plataformas de e-commerce, como o Shopify, para que os clientes possam escolher a Good Foot como opção de entrega.

A Good Foot Delivery é um ótimo exemplo de um negócio que ajuda pessoas e o planeta, incluindo pessoas neurodiversas, combinado com uma baixíssima pegada de carbono.

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Sweetgreen – Infinite Kitchen

Destaque na categoria Inovação para a hipereficiência, a Sweetgreen é uma das principais redes de restaurantes dos Estados Unidos, com mais de 1.000 restaurantes e receita de US$ 549 milhões em 2023.

A rede abriu o seu primeiro restaurante totalmente automatizado em maio de 2023, chamado Infinite Kitchen, próximo a Chicago. Essa tecnologia foi adquirida da Spyce, uma empresa de robótica para restaurantes, que foi comprada pela Sweetgreen em 2021.

 

A Infinite Kitchen permite que os clientes façam pedidos por meio de quiosques, na loja ou online pelos seus smartphones. O sistema associa esses pedidos a uma tigela, que se move ao longo de uma esteira automatizada e equipada com um braço robótico, que despeja os ingredientes de acordo com o pedido do cliente e os mistura com o molho desejado, deixando a cargo de um funcionário da Sweetgreen apenas os toques finais.

A Sweetgreen diz que essa tecnologia permite uma redução de 50% na equipe da loja, que agora pode focar na preparação dos ingredientes e no atendimento ao cliente. Esse case é particularmente inovador, pois serve como inspiração de como a automação pode ser implementada no varejo no futuro.

Jordan – World of Flight Shibuya

A Jordan é uma marca da Nike em sociedade com a lenda do basquete Michael Jordan, história essa muito bem relatada no filme “Air”, lançado em 2023. Consolidada globalmente como uma das principais marcas e ativos da Nike, a Jordan corou esse movimento com o início da implantação de sua estratégia de abertura de lojas físicas exclusivas para a marca.

Divulgação/Nike

Tivemos a honra de ter conosco no palco da NRF, em Nova York, o Marcelo Trevisan, diretor global de Planejamento da Nike/Jordan, onde pudemos explorar a estratégia da empresa. Ele compartilhou detalhes sobre o projeto das lojas exclusivas, particularmente na recém-inaugurada loja no bairro de Shibuya, em Tokio, no Japão.

Palestra de lançamento do Retail Innovations na NRF 2024, em NY. Divulgação NRF

Destaque da categoria Inovação para a experiência, a Jordan World of Flight Shibuya tangibiliza a relevância da estratégia DTC (Direct to Consumer) da Nike na busca por maior proximidade com o consumidor, diversificação de canais, mapeamento de tendências e posicionamento de marca.

Essa loja oferece uma experiência imersiva que conecta os clientes à cultura do basquete. Os visitantes podem interagir com os produtos, usar uma estação de personalização para fazer suas criações, gravar vídeos de unboxing no estúdio de criação e criar outros tipos de conteúdo para compartilhar nas redes sociais.

A loja está repleta de obras de arte de artistas locais, incorporando a inovação e a atmosfera de moda de Tóquio no ambiente interno.

Retail Innovations 2024

Nós acreditamos que os cases do Retail Innovations podem trazer inspiração para garantir a relevância e perenidade do seu negócio em um mundo em constante e acelerada transformação.

Esses foram apenas 3 dos 52 incríveis cases de inovação listados no report de 2024. Para conferir os demais, você pode ter acesso ao relatório completo no link da bio do Instagram da Gouvêa Ecosystem.

Esses foram apenas 3 dos 52 incríveis cases de inovação listados no report de 2024. Para conferir os demais, você pode ter acesso ao relatório completo no link da bio do Instagram da Gouvêa Ecosystem.

Eduardo Yamashita é COO da Gouvêa Ecosystem.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagens: Divulgação 

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