Natura &Co América Latina elimina diferença salarial de gênero

Avanço faz parte das metas da Visão 2030 da holding

Natura &Co América Latina elimina diferença salarial de gênero

A Natura &Co América Latina deu fim às diferenças salariais entre homens e mulheres e reduziu expressivamente as diferenças salariais brutas. O avanço faz parte das metas da Visão 2030 da holding, batizado de Compromisso com a Vida, que visa implementar as ações necessárias para garantir equidade salarial, eliminando qualquer diferença de gênero em todas as empresas do grupo – Natura, Avon, The Body Shop e Aesop.

Desde 2020, a holding desenvolve com a Mercer, consultoria líder de recursos humanos, estudos anuais sobre a equidade salarial no grupo, abrangendo dados sobre salário, cargo, nível de experiência, tempo na função, desempenho, país e gênero.

As primeiras iniciativas para reduzir as diferenças apontadas foram realizadas em 2021. Embora a meta do Compromisso com a Vida se refira apenas à equidade salarial de gênero, a companhia também trabalha para eliminar as diferenças salariais relacionadas a etnia e raça. Em 2021, um estudo com esse recorte foi realizado no Brasil e os resultados serão divulgados no relatório anual deste ano.

Entre as metas da empresa para 2023 está a presença de 50% de mulheres no Conselho de Administração e na alta liderança (cargos de diretoria presentes nos três níveis mais altos). Na América Latina, essa meta foi alcançada já em 2020 – a companhia encerrou 2022 com 52% de mulheres na alta liderança (diretoria e acima). Atualmente, elas são maioria em todos os níveis funcionais, exceto o operacional.

A companhia também busca equalizar nas quatro empresas ações e benefícios que promovam a corresponsabilização na criação dos filhos e, desde 2020, as ações de apoio às mulheres em situação de violência de gênero abrangem as colaboradoras, consultoras e representantes através da Política de Enfrentamento à Violência de Gênero.

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile