Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home E-commerce

Geração Z sofre 17% mais golpes online em comparação aos baby boomers

Akamai aponta que a Geração Z é a maior usuária do Pix, que é um dos principais alvos de tentativas de golpes

  • de Redação
  • 8 meses atrás
Geração Z sofre 17% mais golpes online em comparação aos baby boomers

A Geração Z é a mais afetada pelos golpes online. Os nascidos entre 1997 e 2012 sofrem 17% mais golpes online em comparação aos baby boomers, a geração de pessoas nascidas entre 1946 e 1964. A pesquisa foi realizada pela empresa Akamai, especializada em computação em nuvem e cibersegurança.

O estudo foi conduzido com mais de 900 pessoas, que responderam a perguntas sobre comportamento de compras online no Brasil. Do total de entrevistados entre 18 e 24 anos, 44,7% afirmaram nunca ter sofrido um golpe na internet. Já na faixa entre 24 e 29 anos, os que disseram nunca ter sido vítimas desse tipo de crime representam 45,3%. No grupo dos baby boomers, esse percentual foi de 52,3%.

“Por serem nativos digitais e estarem conectados à internet por mais tempo, os integrantes da Geração Z são mais acometidos por tentativas de estelionato digital”, afirma o especialista em cibersegurança e co-CEO da ISH Tecnologia, Allan Costa.

Costa destaca que esse fenômeno não acontece apenas no Brasil, sendo observado também nos Estados Unidos e em países da Europa. “O comportamento é o mesmo. É algo geracional”, acrescenta.

Pagamentos online

Com maior adesao em adoção de tecnologias, o estudo da Akamai mostra que, 75,5% das pessoas entre 18 e 24 anos afirmaram usar Pix para realizar compras online. O menor patamar é daqueles acima de 60 anos, chegando a quase 48%.

“Como os mais jovens estão mais acostumados ao uso da tecnologia, fazem muitas coisas no piloto automático”, afirmou Costa. “Essa falta de atenção gera maior propensão a cair em golpes ou clicar em links maliciosos”.

O Pix é um dos maiores alvos das tentativas de golpes. Segundo a empresa de pagamentos em tempo real ACI Worldwide, em 2023, criminosos desviaram R$ 1,5 bilhão em golpes do Pix. O novo meio de pagamento também foi apontado como um dos fatores para o aumento no número de golpes em 2023, que cresceu 8,2% ante a 2022, segundo o Anuário da Segurança Pública, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Categorias de golpe

Entre as categorias de golpe, o mais comum em qualquer faixa etária foi a compra de produtos que nunca foram entregues, atingindo um em cada quatro respondentes (25%).

Em segundo lugar ficou a clonagem de cartão de crédito após compra em sites, que afetou 14% dos entrevistados pela pesquisa. Nesse golpe em particular, os baby boomers têm o dobro de chance de serem vítimas em comparação aos mais jovens, de acordo com a pesquisa da Akamai.

Para os especialistas em cibersegurança, esse problema de insegurança digital é geral e acomete a população devido a uma falta de maturidade do país no tema. “No âmbito geral há pouca conscientização sobre esses golpes”, afirma Costa. “As pessoas sempre acham que não vai acontecer com elas.”

Com informações de DC News.
Imagem: Divulgação/iStock

  • Categories: E-commerce, Notícias, Varejo
  • Tags: baby boomerBrasilclienteClientescomérciocomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumocrescimentodigitale-commerceecommerceEconomiaempresasfraudeGeração Zgolpesinovaçãomercadomercado&consumonegóciosserviçostecnologiavarejistaVarejistasvarejo

Conteúdo Relacionado

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

de Redação 19 de maio de 2025

Microsoft lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

de Redação 19 de maio de 2025

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

de Redação 19 de maio de 2025

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

de Redação 19 de maio de 2025

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

de Redação 19 de maio de 2025

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

de M&C Media Labs 19 de maio de 2025

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

de Larissa Féria 19 de maio de 2025

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

de Redação 19 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile