A Zamp fechou acordo de master franquia com a Subway International Franchise Holdings para uso da marca e desenvolvimento das operações dos restaurantes Subway no Brasil. O negócio, concluído nesta segunda-feira, 16, foi celebrado pela subsidiária Zamp III. A operação, agora, está sob condição suspensiva à aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a empresa destaca que a nova master franqueada exclusiva do sistema de restaurantes Subway no Brasil, a Zamp III, passará a administrar a rede de subfranqueados dos restaurantes Subway no Brasil, bem como administrar a cadeia de fornecedores de toda rede. Além disso, poderá abrir e operar restaurantes próprios do sistema Subway no Brasil.
Segundo a empresa, desde dezembro de 2023, tais atividades são realizadas por uma afiliada local da holding, após o término do contrato de master franquia com uma afiliada do Grupo SouthRock, atualmente em recuperação judicial.
A Zamp afirma que a operação não envolve o Grupo Southrock e não necessita de qualquer aprovação no âmbito de sua recuperação judicial.
Zamp aproveita oportunidades
No primeiro semestre deste ano, a Zamp anunciou a compra da Starbucks, que estava sob o domínio da SouthRock. A companhia era a gestora da rede de cafeterias, da Subway, Eataly, Brazil Airport Restaurantes, TGI Friday, entre outras empresas. No entanto, acumulou uma dívida estimada em R$ 1,8 bilhão e entrou em recuperação judicial no final de 2023, após o fechamento de lojas e demissões de funcionários da Starbucks.
Em julho, o Cade concedeu o aval para a compra da operação da Starbucks no Brasil pela Zamp. A aquisição foi avaliada em R$ 120 milhões, porém, o valor estava sujeito a ajustes.
Com essas aquisições, a Zamp amplia sua carteira de redes de restaurantes no Brasil, que ainda inclui Burguer King, KFC e Popeyes.
Com informações de Estadão Conteúdo (Beth Moreira)
Imagem: Shutterstock