O setor de beleza premium no Brasil cresceu quase 14% (13.7%) nos 9 primeiros meses de 2023, comparando com o mesmo período de 2022. De acordo com os dados apurados pela Circana, empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo, os grandes drivers para esse desempenho foram os produtos de maquiagem (+26%) e tratamento (+14%). Esse desempenho está acima do patamar da inflação acumulada dos últimos 12 meses até outubro de 2023 (+4,82%).
Com a chegada da Black Friday, as vendas no setor podem ter registros ainda mais relevantes com base no histórico passado, principalmente, com o crescimento do mercado de beleza de luxo no País. Novembro de 2022 foi o segundo mês do ano com mais vendas no segmento, representando 14% de todas as vendas realizadas no período.
Se comparado ao ano anterior, houve um crescimento de quase 20%. Para Felipe Martins, Gerente de Contas da Circana, a característica de divulgação das promoções no canal online fez com que o e-commerce apresentasse um crescimento acima da média.
“As vendas pela internet representaram um crescimento de 28%, quando comparadas ao ano de 2021. Ao todo, as compras online representaram 44% de todas as vendas no mês novembro. Para efeito de comparação, o canal online fechou o ano de 2022 com a participação de cerca de 30% das vendas do segmento”, afirma.
A categoria que teve mais destaque durante a Black Friday de 2022 foi a de fragrâncias femininas, que registou um aumento de 41% em relação mesmo período de 2021. A segunda mais vendida foi a categoria de maquiagem, apresentando um crescimento de 26%, seguida pela categoria de fragrâncias masculinas, que obteve aumento de 23% nas vendas.
Ainda que o canal online tenha apresentado uma desaceleração em 2023, segundo Martins, há uma boa expectativa para a Black Friday. “Entendemos que o mês de novembro seja, mais uma vez, importante para as vendas dos produtos de beleza premium no Brasil, especialmente para o e-commerce do setor”, finaliza.
Imagem: Shutterstock