A rede de revestimentos Portobello Shop inaugurou sua primeira loja construída com os critérios Leed Platinum, a Portobello Shop Jardim Social, em Curitiba (PR). O projeto será referência para outras unidades da rede, que conta com quase 150 lojas espalhadas pelo Brasil, e para as que serão inauguradas. A previsão é de que 25 lojas sejam lançadas em 2023.
Para incentivar o franqueado a aderir o modelo sustentável, a companhia conta com um programa de excelência das franquias, com um painel de indicadores de boas práticas de ESG.
“A nossa ideia com esse projeto foi gerar um Guia de Boas Práticas Construtivas. Todas as lojas que serão inauguradas e reformadas, a partir de agora, devem seguir esse guia. E o mais importante é o legado operacional para separação de resíduo, economia de água e de luz”, afirma Romael Soso, CEO da Portobello Shop.
Com investimento de R$ 13,3 milhões, a loja de Curitiba será a primeira de varejo no Brasil a contar com a certificação Zero Energy Building, do Green Building Council Brasil (GBC). A construção da loja foi limpa, utilizando materiais que possuem declaração ambiental e conteúdo reciclado. Para reduzir as ilhas de calor na unidade foram utilizados produtos de alta refletância nas áreas externas, como a pavimentação mais clara e o telhado branco.
O projeto, a obra e a operação seguiram premissas, parâmetros e critérios LEED Retail, para garantir o funcionamento sustentável da unidade, com ações como o duplo acionamento de descarga dos vasos sanitários e captação e reutilização de água da chuva – espera-se com isso uma redução de 76% do consumo de água potável na loja.
“O poder que o varejo tem é poder replicar as boas práticas construtivas e de operação para 150 comunidades”, destaca Soso.
Metas de ESG
O Portobello Grupo possui 25 metas de ESG que englobam todas as unidades (Pointer, Portobello Shop, Portobello América e Portobello). Um comitê de sustentabilidade é o responsável por acompanhar de perto todas essas práticas.
“Na visão da Portobello, adotar boas práticas sustentáveis não custa mais caro, exige disposição para inovação e equipes de trabalho comprometidas. Esse projeto nos deixa empolgados em querer fazer mais e escalonar as boas práticas para as 150 lojas que temos no Brasil”, afirma Soso.
Imagens: Divulgação e Larissa Féria