Vendas no varejo crescem 7,7% com feriado prolongado do Carnaval

Com alta de 11,1%, o setor de supermercados e hipermercados foi o principal beneficiado

Vendas no varejo crescem 7,7% com feriado prolongado do Carnaval

O faturamento do varejo cresceu 7,7% no Carnaval deste ano, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), em comparação com a festa no ano passado. A análise, de abrangência nacional, considerou os dias 9 a 14 de fevereiro de 2024 e 17 a 22 de fevereiro de 2023. A avaliação foi feita em termos nominais, ou seja, que espelham a receita de vendas observada pelo varejista

Com alta de 11,1%, o setor de supermercados e hipermercados foi o principal beneficiado com o feriado prolongado de Carnaval. Outros destaques foram os segmentos de recreação e lazer (7,4%) e turismo e transporte (4,4%). Alimentação (bares e restaurantes) teve crescimento de 0,9%.

“O resultado de supermercados e hipermercados está relacionado ao aumento da inflação em janeiro, o que elevou o faturamento do setor. Outro fator que colaborou para a alta nas vendas foi o fato de que em 2024 o Carnaval foi comemorado mais para o começo do mês, período em que o salário ainda não foi completamente gasto pelas pessoas. Em 2023, o feriado ocorreu mais para o final de fevereiro”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.

 Nas capitais

Dentre as capitais brasileiras, Salvador foi a que apresentou o resultado mais positivo, com crescimento de 8,4%. Na sequência, aparecem Rio de Janeiro (8,3%), Florianópolis (7,7%), Belo Horizonte (6,0%), Recife (4,5%) e São Paulo (2,8%).

A cidade do Rio de Janeiro apresentou a maior variação de faturamento do setor de supermercados e hipermercados, com alta de 11,8%. Florianópolis (8,9%), São Paulo (7,7%), Belo Horizonte (7,0%) e Salvador (3,6%) aparecem na sequência. Apenas no Recife o segmento teve retração, com queda de 5,8%.

O faturamento do segmento de recreação e lazer também experimentou a maior variação no Rio de Janeiro (4,9%), seguido por São Paulo (4,8%), Recife (4,2%) e Belo Horizonte (0,6%). Em Salvador e Florianópolis, houve quedas de 2,3% e 2,0%, respectivamente.

Já no segmento de alimentação (bares e restaurantes), Salvador puxou os resultados positivos, com alta de 7%. Na sequência, estão Recife (4,7%), Rio de Janeiro (0,9%) e São Paulo (0,7%). Em Belo Horizonte e Florianópolis, o faturamento caiu 2,9% e 2,1%, respectivamente.

Florianópolis apresentou o melhor resultado em relação ao setor de turismo e transporte, com alta de 4,4%. Recife (1,4%), Belo Horizonte (0,5%), Rio de Janeiro (0,4%) e Salvador (0,2%) completam a lista. São Paulo foi a única capital entre as analisadas com queda no faturamento do segmento, de 1,1%.

Imagem: Shutterstock

 

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