A cerimônia da qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará na manhã desta segunda-feira, 17, incluirá o anúncio de uma licitação que deverá triplicar a capacidade da Transpetro de transportar gás liquefeito de petróleo (GLP). A solenidade está marcada para 11 horas (de Brasília) em Angra dos Reis (RJ).
Segundo comunicado divulgado pelo governo federal, a licitação fará a frota de navios gaseiros da Transpetro passar de 6 para 14.
A subsidiária da Petrobras também passará, ao fim da aquisição dos equipamentos, a ter capacidade de transportar amônia.
A licitação será dividida em dois lotes que não poderão ser vencidos pela mesma empresa ou pelo menos consórcio.
As companhias interessadas terão até 90 dias para apresentar suas propostas. O primeiro navio deverá ser entregue em até 30 meses depois da assinatura do contrato. As embarcações seguintes deverão ser entregues uma a uma a cada 6 meses.
A solenidade com participação do presidente da República também incluirá protocolos de intenções para reaproveitamento de plataformas de petróleo da Petrobras em fase de desmobilização.
O comunicado do governo federal sobre essas ações não informa quanto dinheiro estará envolvido nas operações.
“A expectativa é que essas iniciativas impulsionem a geração de empregos e ampliem a participação da indústria brasileira no setor naval e offshore. A contratação dos gaseiros que anunciamos hoje está em linha com nossos esforços para renovação e ampliação da frota da Transpetro e com o aumento gradativo da nossa produção de gás natural. Além disso, vai proporcionar menor exposição aos afretamentos”, ressalta a presidente da Petrobras, Magda Chambriard.
Com informações de Estadão Conteúdo (Caio Spechoto)
Imagem: Divulgação