Reconhecimento do setor: Prêmio Top 25 do Franchising Brasileiro

Tão aguardado quanto o Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios, o Prêmio Top 25 do Franchising Brasileiro traz importantes reflexões ao mercado e mostra um retrato do setor com temas relevantes. Realizado pelo Grupo BITTENCOURT desde 2013, a premiação muda de temática todos os anos para dar visibilidade a diferentes segmentos importantes para o mundo das franquias. Em 2019, o estudo aborda “Cultura Organizacional e Liderança nas Redes de Franquias”.

As inscrições são gratuitas. Em 2019, o estudo é uma adaptação das pesquisas publicadas por Boris Groysberg, Jeremiah Lee, Jesse Price e Yo-Jud Cheng na Harvard Business Review. A proposta visa traçar o perfil das franqueadoras no que se refere à cultura organizacional. Ou seja, como se organizam e expressam seus valores e crenças e também como respondem às mudanças e interagem com seus stakeholders. Da mesma forma, o estudo vai traçar o perfil dos líderes envolvidos nessas organizações.

Segundo o estudo, a cultura organizacional se traduz como os valores, padrões e as crenças que moldam o comportamento das pessoas da companhia. Já a liderança é quem exerce a influência e mobiliza as pessoas de acordo com a estratégia da empresa e onde ela deseja chegar.

São os líderes e fundadores que dão o tom da cultura organizacional e podem usar da sua influência para implantar uma nova cultura, ou moldar a existente conforme a necessidade estratégica da companhia e as transformações no ambiente dos negócios.

O estudo vai identificar os oito estilos que se aplicam tanto à cultura organizacional quanto aos líderes, sob dois aspectos: como se dão as interações interpessoais e como a empresa responde às mudanças.

Esses estilos podem ser usados para diagnosticar e descrever padrões comportamentais extremamente complexos de determinada cultura e modelar a probabilidade de um líder se alinhar à cultura para moldá-la.  Quando alinhada à estratégia e liderança, a cultura forte produz resultados organizacionais positivos.

“A premiação busca contribuir para o desenvolvimento e consolidação das redes de franquias do país. Considerar a experiência de quem já trilhou um caminho de sucesso pode cortar etapas, inspirar e aumentar as chances de uma rede dar certo no sistema”, destaca Cláudia Bittencourt, sócia-fundadora e diretora-geral do Grupo BITTENCOURT.

A 10ª edição do Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios tem como tema “Transformação: Cultura | Liderança | Inovação”. O evento acontece nos dias 1 e 2 de outubro, no Teatro Santander, em São Paulo. Em nove edições, já recebeu mais de 9 mil executivos, dentre CEO’s, diretores e gerentes, de 2 mil empresas, incluindo as maiores redes de franquias e negócios do país.

* Imagem reprodução

 

Sair da versão mobile