Na semana do Dia dos Pais, de 2 a 8 de agosto, as vendas em shopping centers apresentaram crescimento de 45,4% em relação à data comemorativa de 2020, movimentando R$ 3,8 bilhões, já descontada a inflação. Em comparação com 2019, as vendas atuais ficaram 8,3% acima do registrado naquele ano. Em termos reais (descontada a inflação), observa-se uma queda de 2,6%.
Os resultados foram obtidos por meio do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) e elaborados pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers). Os dados contemplam apenas o varejo físico.
Os shoppings também registraram um aumento no ticket médio, que foi de R$ 193 reais em 2021 e representa uma alta de 12,2% em relação ao ano passado, quando o setor apresentou um ticket médio de R$ 172 reais. As lojas de rua registraram um ticket médio de R$ 88 reais, uma elevação de 37,6% frente ao período anterior (R$ 64 reais). Por fim, ao comparar o ticket médio das lojas de shopping com as lojas de rua, a diferença foi de 119,3% em 2021.
O presidente da Abrasce, Glauco Humai, destaca que o bom desempenho nas vendas do Dia dos Pais superou as expectativas dos shoppings, que apostavam em um crescimento de 32%. O executivo atribuiu a alta acentuada à maior flexibilização das medidas de distanciamento social e o avanço da vacinação contra a Covid-19. “Os consumidores estão se sentindo mais seguros para fazer suas compras e retomar hábitos como o de frequentar shoppings, ainda que com toda a cautela necessária. Esse resultado encoraja os empreendedores e os deixam mais otimistas quanto à retomada do setor como um todo”, afirma.
Vestuário, artigos esportivos, livrarias, papelarias e afins, móveis, eletroeletrônicos, chocolates, cosméticos e bebidas foram os artigos mais procurados para presentes.
Imagem: Bigstock