As vendas do varejo americano seguem em alta em julho, apesar da inflação, o que mostra que os consumidores estão se adaptando a preços mais altos e priorizando itens essenciais, analisa Matthew Shay, presidente e CEO da National Retail Federation (NRF), federação que representa o setor nos Estados Unidos.
Shay vai debater no mês que vem, durante o Latam Retail Show, o momento do setor naquele país e as lições para o Brasil e o mundo. O LRS 2022 será realizado em São Paulo e é o maior evento B2B de varejo e consumo da América Latina. A Mercado&Consumo é parceria de mídia e fará cobertura especial do evento.
“As vendas no varejo cresceram em julho, apoiadas por quedas nos preços da gasolina e da inflação moderadamente mais baixa”, disse o presidente e CEO da NRF, Matthew Shay. “Os consumidores estão se adaptando a preços mais altos priorizando itens essenciais, como alimentos e itens de volta às aulas, e os varejistas estão trabalhando duro para absorver o impacto dos custos mais altos e ajudar os clientes a gastar seu dinheiro suado.”
Para Shay, no entanto, medidas políticas, como remover as tarifas da China, promulgar uma reforma da imigração e investir na resiliência da cadeia de suprimentos são necessárias para aliviar a pressão inflacionária e reduzir os custos para as famílias americanas.
“As vendas no varejo aumentaram consideravelmente em comparação com um ano atrás, embora os consumidores sejam mais exigentes neste ambiente econômico”, disse o economista-chefe da NRF, Jack Kleinhenz. “Os gastos do consumidor foram um sinal encorajador quando a economia iniciou o terceiro trimestre. No entanto, a inflação ainda está perturbadoramente alta, mesmo quando diminui, e é o desafio mais importante para consumidores e varejistas. A trajetória futura da inflação continua sendo um fator chave para a economia e a política monetária, já que o Federal Reserve trabalha para controlar os aumentos de preços.”
O cálculo das vendas no varejo da NRF – que exclui revendedores de automóveis, postos de gasolina e restaurantes para se concentrar no varejo básico – mostrou que julho subiu 0,8% em relação a junho e 7,1%, não ajustado ano a ano. Em junho, as vendas aumentaram 0,6% mês a mês e 6% ano a ano.
Os números da NRF aumentaram 7% não ajustado ano a ano em uma média móvel de três meses a partir de julho. As vendas aumentaram 6% ano a ano nos primeiros sete meses do ano, mantendo os resultados dentro da previsão da NRF de que as vendas no varejo em 2022 crescerão entre 6% e 8% em relação a 2021.
As vendas de julho aumentaram em todas as categorias de varejo, exceto três, em uma base anual, lideradas por vendas online, lojas de material de construção e mercearias, e aumentaram em todas as categorias, exceto duas, mensalmente.
Segundo os dados do US Census Bureau, também divulgados nesta quarta (17), as vendas totais no varejo em julho ficaram inalteradas em relação a junho, mas aumentaram 10,3% ano a ano. Isso em comparação com aumentos de 0,8% mês a mês e 8,5% ano a ano em junho. Em uma média móvel de três meses, as vendas aumentaram 9,2% ano a ano.
Latam Retail Show
Matthew Shay, presidente da NRF, será um dos principais nomes da 7ª edição do Latam Retail Show. Ele apresentará no dia 14 de setembro a palestra “O momento do setor de varejo nos Estados Unidos e suas lições para o Brasil e o Mundo”. Além disso, Shay se reunirá com os principais executivos do varejo brasileiro em um almoço com o Marcos Gouvêa de Souza, fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da Mercado&Consumo.
O evento acontecerá os dias 13 e 15 de setembro, no Expo Center Norte e contará com mais de 100 horas de conteúdos pagos e gratuitos, e oito pesquisas inéditas com os principais insights. Ao todo, serão mais de 60 palestras com 200 speakers nacionais e internacionais.
Entre os destaques, além de Shay, estão o investidor e líder de Desenvolvimento Corporativo da Urbanic, James Wellwood; o autor do livro “Remarkable Retail”, Steve Dennis; o CEO, CHO e presidente do grupo Ri Happy, Ronaldo Pereira; e a diretora do AliExpress Brasil Alibaba Group, Briza Rocha Bueno.
Uma das novidades será o lançamento do prêmio NPS Awards 2022 – Edição Varejo, que vai reconhecer as empresas que se destacaram no mercado brasileiro de varejo e consumo na visão dos consumidores.
Imagem: Divulgação