O Carrefour do Brasil estaria avaliando uma possível compra da rede holandesa de atacado Makro no país, em uma transação avaliada em R$ 5 bilhões. A empresa é de propriedade do grupo holandês SHV Holdings N.V.
O Carrefour é a maior rede varejista do Brasil, atuando com muitos formatos de negócio, entre atacarejos, hipermercados, mercados e express, procurando atender a diversos tipos de consumidor de diferentes formas. Seu faturamento em 2018 foi de R$ 56,3 bilhões.
Este ano, em fevereiro, a empresa lançou o Carrefour eBusiness Brasil, a fim de ampliar a presença da companhia no varejo digital, incluindo marcas como o Atacadão. Hoje, o e-commerce responde por apenas 5% do faturamento total da companhia, que está associada a startups.
O varejista vem investindo na criação de um ecossistema de negócios, formado por diferentes empresas, a fim de aumentar a proximidade com o cliente e aumentar o contato por meio de diferentes produtos e serviços. Desta forma, o Carrefour já conseguiu aumentar as vendas do e-commerce alimentar em cinco vezes no segundo trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.
A rede Makro atua na Argentina, Peru, Colômbia, Venezuela e Colômbia, além do Brasil, onde está presente desde 1972, com 68 lojas de atacarejo e atacado.
* Imagem reprodução