Com recuo da inflação, vendas do comércio físico têm leve alta em setembro

Na comparação com o mesmo período de 2021, o aumento foi de e 2,5%

Com recuo da inflação, vendas do comércio físico têm leve alta em setembro

O recuo da inflação incentivou o consumo no mês de setembro e o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian revelou que as vendas do varejo físico brasileiro marcaram leve alta de 0,1% em setembro, frente ao mês anterior. Na comparação com o mesmo período de 2021, o aumento foi de e 2,5%.

Mesmo que tímido, esse foi o segundo registro positivo consecutivo, já que em agosto o índice registou expansão de 1,5%, após queda de 1,0% em julho.

“O recuo da inflação, principalmente sobre os preços dos combustíveis e da energia elétrica, traz uma redução de custos que é capaz de incentivar o consumo e melhorar o fluxo de caixa dos empreendedores”, afirma Luiz Rabi, economista da Serasa Experian.

Ele destaca que o cenário do comércio no país deve mostrar mais variações positivas nos próximos meses tendo em vista as datas comemorativas que se aproximam, como o Dia das Crianças e a Black Friday, que costumam movimentar o varejo em nível nacional.

Principais desempenhos

O setor de combustíveis e lubrificantes foi o que registrou o aumento mais expressivo na comparação com o mês anterior, de 2,2%. Também tiveram bons desempenhos o segmento de material de construção (1,0%), bem como o de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, (0,5%).

Já na comparação com o mesmo período de 2021, todos os setores do comércio tiveram alta, exceto o de móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e informática, que caiu 2,3%.

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído pelo volume de consultas mensais realizadas por cerca de 6.000 estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas, com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores das taxas mensais de crescimento, relativas a cada estabelecimento comercial dentro de cada um dos seis segmentos varejistas pesquisados.

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile