Uma pesquisa feita pelo Gartner mostra 55% das empresas estão em fase de testes ou de produção com Inteligência Artificial (IA) Generativa. O resultado representa um aumento em relação a um levantamento do Gartner realizado também neste ano, entre março e abril. Na ocasião, 15% dos entrevistados estavam testando a IA Generativa e 4% indicaram o uso efetivo em suas empresas.
“As companhias não estão apenas falando sobre Inteligência Artificial Generativa – elas estão investindo tempo, dinheiro e recursos para avançar nessa área e obter resultados de negócios”, afirma Frances Karamouzis, analista e vice-presidente do Gartner. “A Inteligência Artificial Generativa agora está na pauta de CEOs e conselhos de administração, enquanto buscam aproveitar o potencial transformador dessa tecnologia.”
A pesquisa foi realizada de forma online com participantes de um webinar do Gartner sobre custos e riscos empresariais da IA Generativa, computando 1.419 respostas em setembro de 2023. A empresa de destaca, assim, que os resultados não representam conclusões globais ou do mercado como um todo.
Ainda de acordo com o Gartner, cerca de 78% dos entrevistados acreditam que os benefícios da IA Generativa superam os riscos. O índice é maior do que os 68% que relataram esse sentimento na pesquisa anterior.
“Os executivos estão adotando uma posição mais ousada em relação à Inteligência Artificial Generativa, à medida que veem como essa tecnologia pode impulsionar a inovação, a otimização e a disrupção. Líderes de negócios e de TI entendem que a abordagem de ‘esperar para ver’ é mais arriscada do que investir”, diz Karamouzis.
Investimento por área
A pesquisa do Gartner constatou, ainda, que 45% das empresas estão ampliando os investimentos em IA Generativa por várias funções empresariais, sendo que 22% estão escalando para mais de três funções diferentes. O desenvolvimento de software é a função com a maior taxa de adoção ou investimento na tecnologia, seguido de perto pelas áreas de marketing e de atendimento a clientes.
As iniciativas de crescimento foram citadas como o foco empresarial principal dos investimentos em Inteligência Artificial Generativa por 30% dos entrevistados, seguidas pela otimização de custos (26%) e experiência/retenção de clientes (24%).
“Muitas companhias iniciaram sua jornada com a Inteligência Artificial com ênfase excessiva na otimização de custos e eficiência”, diz Karamouzis. “Empresas inteligentes foram além disso para concentrar suas iniciativas na eficácia, valor mensurável e agilidade nos produtos e serviços. Isso garante visibilidade, confiança e sinergia entre as partes interessadas, e, mais importante, alinhamento com os resultados de negócios.”
Com informações de Mercado&Tech.
Imagens: Shutterstock e Divulgação