A Mercado&Consumo traz, semanalmente, as principais movimentações registradas no corpo diretivo de empresas relacionadas ao varejo e ao consumo no Brasil. Nesta semana, o Instituto Foodservice Brasil anunciou nova liderança; a The LED confirmou novo diretor de Novos Negócios; e Pluxee apresentou novo diretor Executivo de Vendas.
Confira, a seguir, as principais mudanças anunciadas por grandes empresas nesta semana:
IFB
O Instituto Foodservice Brasil (IFB) anunciou novas lideranças após as renúncias de Fabio Alves e Rodrigo Maingué. Com isso, o IFB confirmou a chegada de dois novos vice-presidentes para áreas estratégicas.
Monique Person, anteriormente vice-presidente financeira, agora assume o cargo de vice-presidente de Indústrias.
O executivo Manoel Martins foi nomeado vice-presidente de Estratégia e Governança. Com uma carreira consolidada e mais de 24 anos de experiência em empresas renomadas como JBS e BRF, Martins é formado em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e possui especializações em marketing pela FIA Business School e em varejo pela ESPM/SP.
Formada em medicina, Ana Paula Augusto Coelho foi escolhida como nova vice-presidente Financeira. Empreendedora e fundadora da Monte Carlo Alimentos, a executiva possui mais de 30 anos de experiência no setor de foodservice.
The LED
A The LED anunciou a contratação de Fernando Guerra como diretor de Novos Negócios. Com mais de 25 anos de experiência na cadeia tecnológica, o executivo chega para impulsionar o crescimento da empresa e reforçar sua posição de destaque no mercado.
Guerra possui um currículo robusto, com expertise em vendas B2B e B2C de hardware, software e serviços, além de amplo conhecimento nos mercados de mídia OOH, segurança eletrônica, áudio e vídeo profissional, TI, telecomunicações, IoT e cibersegurança.
“Estou muito orgulhoso de ingressar na The LED, especialmente em um momento tão relevante da minha carreira. Identifiquei no Richard e na empresa uma cultura, visão e valores empresariais que refletem a minha própria trajetória profissional.”, destaca Guerra.
O executivo traz uma trajetória marcada por passagens em empresas renomadas, como WDC Networks, Dahua Technology, Panasonic, Harman International e Schneider Electric.
Pluxee
A Pluxee confirma a nomeação de Guilherme Carl como novo diretor executivo de Vendas. Formado em administração pela ESPM, o executivo possui MBA em finanças pelo IBMEC e em gestão empresarial pela Fundação Getulio Vargas.
Carl assume a posição anteriormente ocupada por Karla Dias, que liderou a área comercial da Pluxee como diretora executiva de Vendas de 2022 até o início de dezembro de 2024. Nessa nova fase, ele dará continuidade ao trabalho com excelência.
Ao longo de sua carreira, Carl acumulou 15 anos de experiência em bancos como ABN AMRO Real, Santander UK, Santander Rio e Santander Brasil, incluindo cinco anos como superintendente no Santander Brasil.
PicPay
Camilla Chiarentin é a nova executiva de investimentos do PicPay. Com mais de 20 anos de experiência em gestão de patrimônio, ela assume o desafio de fortalecer a relevância da companhia entre seus clientes e ampliar sua presença no segmento de alta renda.
Camilla possui ampla experiência no setor financeiro, especialmente na área de Wealth Management. Antes de ingressar no PicPay, atuou por mais de três anos como diretora executiva e membro do Comitê Executivo do Julius Baer Brasil. Também integrou o time comercial da GPS Planejamento Financeiro e teve passagens pela Gems Investments e Reliance.
ABNT
A Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC) anunciou que Rogério Moreira, diretor de Tecnologia da entidade, foi nomeado como o novo coordenador do Comitê de Estudos de IoT e Gêmeo Digital do CB-021, na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
CSU Digital
A CSU Digital anunciou Marco Bordon como o novo diretor executivo de Relacionamento com Clientes. Ele sucede Anacristina Lugli, que encerra uma trajetória de mais de 30 anos na empresa.
Com mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, Bordon possui um sólido histórico de atuação em áreas estratégicas, como Produtos, Tecnologia, Operações e Novos Negócios.
O executivo é formado em administração de empresas pela Universidade São Marcos e em marketing pela Faculdade Sumaré. Além disso, concluiu um MBA em digital business com foco em transformação digital pela FIAP e realizou cursos de marketing e business no Santa Monica College.
Logicalis
A Logicalis anunciou mudanças na liderança de suas operações na América Latina. Marcio Caputo, atual vice-presidente do Brasil e COO Latam, assumirá o cargo de CEO para a região, posição anteriormente ocupada por Rodrigo Parreira, que passará a atuar como consultor do Logicalis Group.
Caputo, que integra a Logicalis há 10 anos, já liderou as operações da empresa nos países da região Sul da América Latina (SoLa). Em 2022, foi nomeado COO para a América Latina e, em meados de 2024, passou a acumular também a função de vice-presidente do Brasil.
Imagens: Divulgação