A fabricante de bebidas Diageo promove, neste Carnaval, a campanha #CelebrarSemAssédio, que visa dar apoio às causas femininas no combate ao assédio durante as festas. A Diageo é a primeira empresa de bebidas alcoólicas signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, sigla em inglês de Women’s Empowerment Principles) da ONU Mulheres desde 2013.
A campanha foi baseada na expressão “red flag“, que nas redes sociais e tem o propósito de desaprovar comportamentos abusivos ou mensagem ofensivas. Iniciada no Instagram da companhia @DiageoBrasil em 15 de fevereiro, a campanha convoca os seguidores para fazer parte do movimento de combate ao assédio no Carnaval.
“Nossa ideia é alertar, especialmente as mulheres que não é apenas fisicamente que elas podem ser assediadas, o assédio pode ser virtual com comentários e ameaças. Vamos entrar nessa conversa, expondo as red flags e criando um ambiente onde o assediador é censurado e a vítima é acolhida quando usamos #CelebrarSemAssédio”, comenta Eduardo Fonseca, diretor de Relações Corporativas da Diageo no Brasil.
De acordo com Eduardo, a Diageo idealizou a “red flag” #CelebrarSemAssedio para além do virtual. No dia 21 de fevereiro, no formato de estandarte, a ação ganha reforço e acompanhará o Bloco Pagu, que tem a missão de exaltar a busca por equidade e respeito à liberdade individual da mulher. Além disso, os foliões receberão lenços ilustrados exclusivamente para a campanha que representam visualmente nosso apoio as mulheres e atenção às situações de assédio. Uma forma de dar voz, poder e acolhimento, para aproveitar sem medo.
“Convidamos as ilustradoras Kelly Boeni, Estela Carregalo e Erika Lourenço para traduzir a frase: ‘O assédio não acaba no sinal de alerta. Ele acaba quando as pessoas escutam esse sinal’. Assim, reforçamos o valor do trabalho coletivo na luta contra o assédio na estampa de 10 mil unidades de lenções vermelhos que distribuiremos nos dias 19 a 22 de fevereiro em mais de 20 bares parceiros pela cidade de São Paulo contando sobre nossa ação #CelebrarSemAssedio”, diz o executivo da Diageo.
A campanha #CelebrarSemAssedio engloba a iniciativa Bares Sem Assédio, que surgiu de uma pesquisa liderada pela Johnnie Walker, marca da Diageo que mostrou que 66% das mulheres já sofreram assédio em bares e restaurantes. Já entre as funcionárias desses locais, 78% dizem já terem sido vítimas de assédio enquanto trabalhavam. Para tornar esses ambientes mais seguros, a marca de bebidas lançou nesta semana a campanha “Bares Sem Assédio”, em parceria com a startup Livre de Assédio. O movimento foi oficialmente lançado para a sociedade civil em 2022 com o compromisso de treinar 4 mil estabelecimentos em todo o Brasil para garantir mais segurança tanto às frequentadoras quanto às funcionárias.
Imagem: Shutterstock