A varejista de moda C&A acaba de anunciar seu primeiro programa de estágio 100% voltado para mulheres na área de tecnologia. Serão oferecidas vagas nas áreas de Analytics, Business Transformation & Agility, Customer Tech, Core Systems e Cyber Security.
De acordo com a C&A, o objetivo é reforçar sua estratégia de inclusão num setor que é historicamente marcado por disparidade de gênero. “A área de tecnologia é estratégica para nossa transformação digital, mas também um espaço onde queremos liderar pela equidade. Este programa chega para transformar talentos e para criar referências para que mais mulheres ocupem espaços de inovação, fortalecendo nosso compromisso com um futuro mais inclusivo”, afirma Carolina Borghesi, vice-presidente de Gente, Cultura e ASG na C&A.
Segundo ela, de forma geral, atualmente quase 70% das pessoas na C&A são mulheres. Na área de tecnologia, a participação é menor: elas são 25%.
De acordo com um levantamento da Serasa Experian de 2024, apenas 0,07% das mulheres no Brasil atuam no setor de tecnologia – um total de 69,8 mil profissionais.
Como participar do programa de estágio da C&A?
O processo seletivo será conduzido pela empresa Bettha, do Grupo Cia de Talentos. As candidatas devem estar cursando graduação com previsão de conclusão entre julho de 2026 e dezembro de 2026, conhecimentos básicos em pacote office (Excel, PowerPoint, Word) e em tecnologia e programação. Precisam, ainda, ter disponibilidade para trabalho híbrido, duas vezes por semana presencial no escritório em Alphaville, Barueri (SP).
Durante o estágio, as estudantes terão a chance de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos na universidade em situações práticas do dia a dia de uma empresa. Além disso, a companhia criou uma jornada de desenvolvimento técnico e de soft skills, como trabalho em equipe, comunicação eficaz e resolução de problemas.
Mulheres no setor de tecnologia
A C&A diz que, antes mesmo da criação do programa de estágio, busca enfrentar o desafio da inclusão na prática das mulheres na área de tecnologia. Desde 2020, o número de mulheres na área de tecnologia da empresa cresceu 50%, passando de 56 para 84 em 2025.
Para a gerente de tecnologia da C&A, Giuliana Pierri, o programa cria uma oportunidade para oferecer às mulheres um caminho de desenvolvimento, ao mesmo tempo em que contribui para a construção de ambientes mais diversos, criativos e representativo. “Ao proporcionar essas oportunidades, estamos não apenas valorizando e empoderando mulheres, mas também abrindo portas para que se destaquem, liderem e inovem em um setor que urgentemente precisa de mais perspectivas e talentos femininos”, afirma.
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